06/12/2017 as 17h25 - Atualizado em 06/12/2017 as 17h25

CHAPECÓ - Unimed Chapecó anuncia início do processo para Acreditação Internacional

Entre as ações anunciadas estiveram a Acreditação Hospitalar (nível máximo)



A Unimed Chapecó recebeu a imprensa, autoridades e parceiros, nesta terça-feira (5), para compartilhar as principais conquistas de 2017 e falar sobre os desafios para o próximo ano. Entre as ações anunciadas estiveram a Acreditação Hospitalar (nível máximo), conferida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e a inédita Acreditação da Operadora no Estado (nível máximo), emitida pela A4 Quality – entidade homologada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O evento iniciou com explanação do presidente da Unimed Chapecó, Dr. José Pegoraro Foresti que falou sobre a evolução da Unimed Chapecó ao longo de seus 25 anos, os desafios do Hospital que completou 19 anos nessa semana, as inovações da obra que tornará realidade a nova instituição hospitalar em 2018, além de realçar a importância das Acreditações para manter a excelência dos serviços prestados. Também dividiram com o público as conquistas de 2017 o diretor de marketing Dr. Rovani José Rinaldi Camargo, a diretora hospitalar Dra. Carolina Cipriani Ponzi, o diretor técnico do Hospital Dr. Edson Stakonski, o diretor corporativo Dr. Geraldo Antunes Córdova e o diretor de plano de saúde Dr. Waldir Savi Júnior.

O grande momento da noite foi o start no processo de Acreditação Internacional, anunciado por Dr. Rubens Covello, do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), durante entrega da placa e do certificado da Acreditação nível 3 e também da placa do Programa Internacional de Certificação. “Estamos lançando oficialmente a Acreditação Internacional – o melhor programa do mundo que está presente em 34 países desenvolvendo uma medicina com qualidade, segurança, ética e governança. Pouquíssimos hospitais ousaram entrar com esse processo no Brasil e vocês estão entre eles. Estamos inserindo o Hospital Unimed Chapecó em um grupo mundial de elite. Agora, vocês não têm somente um time internacional, terão também um Hospital internacional”, enfatizou.

Para receber a visita de certificação da Acreditação Internacional Canadense (Qmentum International), o Hospital Unimed Chapecó passará por aproximadamente 2 anos em fase de preparação. Nesse período serão trabalhadas as Práticas Organizacionais Obrigatórias (ROPS) focadas em seis áreas que se preocupam com a segurança do paciente, da equipe multiprofissional e da instituição: Cultura de segurança - se preocupa em criar e consolidar uma cultura de segurança na instituição; Comunicação - aperfeiçoar a eficácia e a coordenação da comunicação entre os profissionais; Uso de medicamentos - garantir o uso seguro de medicações; Força de trabalho - criar um ambiente que contribua para a prestação segura do atendimento; Prevenção de infecção - reduzir o risco de infecções associadas ao atendimento da saúde e seu impacto nos desfechos; e Avaliação de risco - identificar os riscos de cada paciente.

Reconhecido como personalidade do segmento, Dr. Covello foi responsável por desenvolver o conceito da Acreditação no Brasil, posicionando o IQG como primeira instituição brasileira acreditada pela ISQua (International Society of Qualify in Health Care) e também a primeira pela Instituição IHI Open School (EUA).

MB

Veja as Fotos:


Públicado por: Adriane Siqueira