14/11/2017 as 20h35 - Atualizado em 14/11/2017 as 20h40

LAJEADO GRANDE - Secretaria de Saúde realiza evento que marca a prevenção da saúde da mulher e do homem

Evento marcou assuntos relacionados a saúde da mulher e do homem



Depois do mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como outubro rosa, em novembro é a vez dos homens.
O mês de novembro é internacionalmente dedicado as ações relacionadas ao câncer de próstata e a saúde do homem.
Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Lajeado Grande/SC, realizou um evento relacionado à saúde do homem e da mulher para marcar os meses outubro rosa, novembro azul.
Contando com apresentações de alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que abrilhantaram a noite, palestra motivacional com o Palestrante e Psicólogo Mestre da Uceff de Chapecó Senhor Domingos Luiz Palma e a Palestrante Ginecologista e Obstetra Dra. Juliane Dal Magro.
O Mestre Domingos animou o público-alvo com dinâmicas descontraídas focando na saúde, enquanto a Dra Juliane tratou de falar sobre a saúde da mulher e a importância da prevenção, sinais, cuidados necessários e no final sanar dúvidas da plateia.
Autoridades estiveram presentes, como o Prefeito Municipal de Lajeado Grande Senhor Noeli José Dal Magro acompanhado da Primeira Dama Senhora Margarete Pertuzzati, o Vice-Prefeito Senhor Rodrigo Barela e a Senhora Francieli Negri, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Lajeado Grande Senhor Juraci Antônio Xavier e os Vereadores Senhores, Leodi Coltro, Neide Durante, Diogo Zmijevski, Margarete Flores e Fátima Romanini.
Secretários e Diretores Municipais também marcaram presença.
Este evento teve como objetivo a conscientização das mulheres sobre a realização do auto exame das mamas da mamografia e do exame preventivo, e a conscientização dos homens da importância sobre a realização do exame da próstata.
De acordo com a Secretária de Saúde de Lajeado Grande Senhora Inelve Tereza Maraschin Dierings que fez uso da palavra, os meses outubro rosa novembro azul são marcados por ações de grande abrangência e impacto na sociedade. “Nesse sentido buscamos alcançar a comunidade local, conscientizando toda a família sobre a importância do auto cuidado com a saúde e assim minimizar o numero de casos diagnosticados em estágio avançado do câncer de mama, colo de útero e de próstata no Município”, destacou Inelve. Ainda a Secretária salientou que as portas da Unidade de Saúde estão abertas e que a população deve consultar, solicitar exames, se prevenir.
Na oportunidade o Prefeito Municipal de Lajeado Grande Senhor Noeli José Dal Magro no uso da palavra atribuiu ressaltando que dentro do Município de Lajeado Grande a saúde pública está bem cuidada e que está tendo uma atenção especial na questão de exames e cirurgias e assim prosseguirá.
Por fim, foi servido coquetel.


Públicado por: Ana Paula