14/11/2017 as 20h54 - Atualizado em 14/11/2017 as 20h54

PINHALZINHO - Jovens empreendedores em destaque

Programa JEEP do Sebrae/SC realizará feira na Apae de Pinhalzinho



Disseminar a cultura do empreendedorismo desde o início da vida escolar. Esse é o objetivo do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP) desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC) em parceria com gerências regionais e secretarias municipais de educação. Em andamento desde 2014, o programa já capacitou mais de 15 mil alunos.

A APAE de Pinhalzinho/SC é uma das instituições que participam do projeto. No próximo dia 16/11(quinta-feira), os estudantes poderão demonstrar o aprendizado adquirido durante o programa em uma feira de empreendedorismo. A programação começa às 8h30 da manhã e segue até às 21 horas, com exposição das atividades desenvolvidas pelos alunos, apresentações culturais e distribuição de brindes aos visitantes.

No Brasil, o projeto vem sendo aplicado há uma década. Na região oeste, este é o terceiro ano de atuação. São nove oficinas destinadas a alunos do ensino fundamental: O mundo das ervas aromáticas (1º ano), Temperos naturais (2º ano), Oficina de brinquedos ecológicos (3º ano), Locadora de produtos (4º ano), Sabores de cores (5º ano), Ecopapelaria (6º ano), Artesanato sustentável (7º ano), Empreendedorismo Social (8º ano) e Novas ideias, grandes negócios (9º ano). “Mais do que difundir informações sobre o empreendedorismo, o projeto enriquece o currículo escolar, media práticas pedagógicas e resgata a valorização e o encanto pelo estudo”, afirma a coordenadora estadual do JEPP, Mariana Vitarelli.

A consultora credenciada ao Sebrae/SC, Odilene Ozelame, explica que na região Oeste, em consenso com os professores das APAEs e considerando que grande parte dos alunos possuem limitações múltiplas, além de atender diferentes faixas-etárias, é preciso trabalhar com estimulação para que os alunos tenham condições de participar das atividades. “Em 2017, estamos desenvolvendo as primeiras cinco temáticas, podendo ser ampliado com o tempo”.

O coordenador regional do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani destaca a importância do JEEP para transformar os cidadãos do futuro e a realidade das comunidades. “A intenção é proporcionar às crianças e jovens o contato com o empreendedorismo e estimular a próatividade, a criatividade, entre outras características que os auxiliem no gerenciamento da própria vida. Quando as novas gerações percebem a relevância do assunto, podem desenvolver características para identificar e construir oportunidades de inovação e crescimento”.


Públicado por: Ana Paula