CHAPECÓ
Início Destaques 15 de junho Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa...

15 de junho Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

8896

No dia 15 de junho é celebrado Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

A data foi criada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Pensando em levar informações a população sobre a importância desse dia e também contribuir com prevenção a violência ao idoso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Passos Maia através do CRAS estará fazendo uma panfletagem pela cidade.

A equipe estará em vários pontos da cidade distribuindo um kit contendo álcool em gel, máscara e folder com informações sobre o tema.

A secretária de Desenvolvimento Social Vania Tozzo comenta sobre a importância desse dia. “ Nós da administração temos um carinho muito especial por todos os nossos idosos, por conta da pandemia da Covid-19 a gente ainda não conseguiu se reunir com eles, mas não poderíamos deixar esse dia passa em branco, queremos conscientizar  a  nossa população sobre o cuidado com a pessoa idosa”, destacou a secretária.

Tipos de violência

As agressões contra a pessoa idosa podem ser tipificadas como: violência física, mediante arranhões, beliscões, tapas, socos e afins; negligência, como a privação de medicamentos, descuido de higiene e abandono; violência sexual,  caracterizada pelo uso da força para praticar atos sexuais; patrimonial, que consiste no uso não consentido de recursos financeiros e bens; e psicológica, que corresponde a agressões verbais, menosprezo e discriminações.

Denuncie pelo Disque 100, CRAS 9 8400-0378 ou Policia Militar 190.