CHAPECÓ
Início Entretenimento 200 pessoas participaram do lançamento Startup Weekend Desbravalley Women

200 pessoas participaram do lançamento Startup Weekend Desbravalley Women

29
Reprodução/ Facebook Startup Weekend Chapecó

Um encontro para inspirar a liderança e o empreendedorismo feminino. Assim pode ser definido o evento que integra o movimento “#DeixaElaEmpreender”, realizado nessa semana em Chapecó. A iniciativa contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas e marcou o lançamento do Startup Weekend Desbravalley Women, programado para 23, 24 e 25 de novembro.

O destaque da programação foi a palestra da empreendedora e embaixadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) na região Oeste de SC, Luciane Fornari, que abordou o tema “Não basta empreender, precisamos liderar”.

Segundo a palestrante, o tema é amplamente discutido e a Organização das Nações Unidas traz dados que demonstram a importância da mulher empreender, não somente nos negócios, como no dia a dia em casa, na escola ou na comunidade, por exemplo. “A mulher precisa liderar por um simples motivo –  todas as pesquisas mostram que mais de 90% delas, quando estão empoderadas economicamente, reinvestem na educação, na família e na sociedade. Isso faz toda a diferença! Por isso precisamos lutar para termos espaços diante de grandes empresas, lideranças de associações, entidades, entre outros”.

Luciane destacou que existe um aspecto cultural que ainda é marcante. “Viemos de uma cultura patriarcal e muitas oportunidades não são dadas a nós mulheres por considerarem que não temos competência, que não temos força e, por isso, precisamos mostrar nossas habilidades. Temos que acreditar em nosso potencial, colocar ideias em prática e, com isso, promover uma transformação”, observou.

A fotógrafa e coordenadora do Startup Weekend Desbravalley Women, Paula Navarro, explicou que o “#DeixaElaEmpreender” é um manifesto que visa identificar e unir, inicialmente de forma digital, as iniciativas de empreendedorismo feminino da região do Desbravalley. “Dentro do movimento mundial do Startup Weekend observou-se que os eventos têm participação feminina de aproximadamente 25%. Nosso objetivo é engajar mais mulheres para trazer sua expertise, colocar suas ideias em prática e empreender em qualquer posição, lembrando que não é preciso ser dono do seu próprio negócio pra isso”.

O Startup Weekend Desbravalley Women será o quarto em Chapecó, mas agora com características regionais e focado no público feminino.  A iniciativa foi criada e é mantida pela aceleradora americana TechStars e localmente conta com o apoio principalmente do Sebrae/SC, Unochapecó e Grupo GV e busca novos parceiros.

As inscrições poderão ser feitas em três categorias (pessoas de negócios, designers e desenvolvedoras). “Abriremos inscrições para o público masculino também, mas vamos limitar em 20%, pois o foco é deixar elas inspirarem e formar equipes com suas expertises”, finalizou Paula.