CHAPECÓ
Destaques Pássaros chamam a atenção no prédio do Fórum em Chapecó

Pássaros chamam a atenção no prédio do Fórum em Chapecó

9669

A arquitetura diferenciada do prédio do fórum da comarca de Chapecó/SC chama a atenção de quem passa e também de quem voa por ali. Algumas áreas com pequenas marquises se tornaram abrigos para pássaros. As equipes que trabalham nas unidades em funcionamento no sexto andar são as mais privilegiadas pela companhia de falcões-carcará ou caracará, pica-paus-do-campo e urubus-de-cabeça-preta.

As primeiras aparições surpreenderam os servidores, mas com o passar do tempo a convivência diária se tornou agradável. Os animais até posam para as fotos, que rendem belos registros. A bióloga especialista em pássaros Eliara Müller explica que o comportamento das aves é uma resposta ao aumento cada vez mais frequente das áreas urbanas. “As espécies que corriqueiramente vemos abrigadas em espaços urbanos são de áreas abertas e, normalmente, se adaptam bem nas novas moradias. Já as que dependem de florestas não sobreviveriam”, destaca.

Com frequência, a equipe de manutenção do fórum revisa as máquinas de ar-condicionado e outras estruturas externas para garantir o bom funcionamento dos aparelhos e o bem-estar dos pássaros. Mas os equipamentos não são a preferência dos animais. “Se as aves não estão presas ou machucadas, se estão seguindo seu ciclo e vivendo normalmente, o ideal é não interferir. Deixar a vida seguir. Manejar, interferir é apenas recomendado quando estão debilitados ou representam algum risco para a saúde pública”, ressalta Eliara.

Secured By miniOrange