Fruto do Projeto “Empoderamento feminino e combate à violência contra a mulher”, na tarde desta segunda-feira (15), a turma do 9º ano da EBM Vila Real em Chapecó/SC participou de uma oficina de grafismo, realizada no pátio da escola, com o artista Marco Arteiro. O projeto aborda temas importantes para a comunidade escolar através da produção artística e reflexiva de forma interdisciplinar, envolvendo os componentes curriculares de história, língua portuguesa e arte, de modo a contemplar diferentes linguagens e conhecimentos.
No componente curricular de história, ministrado pelo professor Gustavo Henrique de Siqueira, o objetivo é analisar o papel das mulheres em diferentes contextos históricos a partir do final do século XIX. Em arte, com a professora Renata Dutra, a turma trabalhou o gênero musical hip-hop, seu contexto histórico, social e político, compositores e composições, bem como seus instrumentos, equipamentos musicais, vestimentas e acessórios usados para caracterizar esse gênero. Os alunos estudaram ainda, o breakdance e o popping, tendo a dança como elemento da linguagem artística. No componente de língua portuguesa, o professor Luciano Luiz Aires, focou as atividades na produção do gênero textual rap, variação linguística, linguagem formal e informal, interpretação textual de letras de diferentes canções e estrutura musical.
A oficina de graffiti foi uma forma de mostrar à comunidade o trabalho realizado pelo projeto. A arte final será apresentada para as famílias futuramente, assim como será realizada a gravação do rap produzido pelos alunos. A estudante Eloiza Teodoro De Carli, de 15 anos, contou que foi uma experiência muito interessante expressar-se por meio do graffiti. “Além de todo o conhecimento, eu também gostei muito de produzir a letra do rap que junto ao graffiti, nos possibilitam expressar nossas opiniões e conscientizar a comunidade do nosso bairro sobre temas relevantes”.
“Possibilitar aos estudantes que se expressem através das diferentes linguagens é fundamental, ainda mais quando o tema é significativo. Além disso, nessas atividades, podemos despertar e encontrar muitos talentos”, disse a Secretária de Educação, Astrit Tozzo.