CHAPECÓ
Geral 28º INTEGRACOOP será uma grande festa sensorial

28º INTEGRACOOP será uma grande festa sensorial

9063

Para marcar os 55 anos de fundação, a Cooperativa Agroindustrial Alfa (Cooperalfa) está organizando o 28º Encontro Estadual do Cooperativismo (INTEGRACOOP), em Chapecó, programado para os dias 11 e 12 de novembro. As inscrições se encerram nos próximos dias e devem ser feitas pelo site https://integracoop.cooperalfa.com.br/.

O evento poliesportivo e cultural tem o apoio da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP-SC).

O coordenador esportivo do INTEGRACOOP Roberto Lazarotto observa que a melhor decisão da OCESC e da Cooper de Blumenau foi eliminar a figura do Campeão Geral, mantendo apenas a categoria dos campeões setoriais (por modalidade). Essa decisão conferiu maior isonomia entre pequenas, médias e grandes cooperativas.

Exemplo desse “alinhamento democrático” ocorreu em 2019, no INTEGRACOOP de Blumenau, ocasião em que a Cooperalfa ficou em 2º lugar no Futebol Suíço Sênior, em jogo contra a Coopera, de Forquilinha. Era a única modalidade na qual a Coopera se inscreveu e na qual sagrou-se campeã.

“Ficamos tão felizes quanto os ganhadores e confraternizamos aquele sentimento único, uma amizade que ficou pra sempre, uma troca calorosa de experiências. Esse tipo de prática esportiva gerada pelo INTEGRACOP proporciona a real razão de comemorarmos a vida”, relata.

Lazarotto diz que o novo propósito produz a mesma sensação de humanismo e irmandade, seja para uma pequena cooperativa que se inscreve para duas ou três modalidades, ou uma grande, pois o “vencer” não é mais relevante que “estar comungando de um raro momento integrativo”.

Participar, unir e conhecer são os verbos adotados pelo professor de Educação Física da Associação de Funcionários da Cooperalfa (AARA), Arodivaldo Paludo, que, já chegando próximo dos seus 80 anos, ainda joga futebol habitualmente. O veterano confirma que os eventos públicos que estão sendo organizados no pós-pandemia são marcados por fortes emoções. “Já faziam muita falta o contato, o abraço fraterno entre amigos, o cumprimento de mão”.

O presidente do Sistema OCESC/SESCOOP-SC Luiz Vicente Suzin destaca que “ao longo de suas sucessivas edições, o INTEGRACOOP foi sofrendo mudanças e transformações que aperfeiçoaram sua capacidade de unir o vasto universo cooperativista de Santa Catarina através do esporte, da cultura e da recreação”. Acrescenta que o evento estimula a confraternização e a prática dos princípios do cooperativismo, fortalecendo a coesão interna do setor.

PROGRAMAÇÃO

O INTEGRACOOP reunirá cerca de 2.000 atletas de 19 modalidades e toda a programação está definida. O Congresso Técnico está previsto para o dia 10 de agosto na sede da Associação dos Funcionários da Cooperalfa (AARA) – Linha Monte Alegre – Chapecó, a partir das 9 horas da manhã, mesmo local do almoço. Organizados pela OCESC, o jantar de integração dos dirigentes ocorrerá às 19h30 do dia 10 de novembro e o Fórum Catarinense de Dirigentes Cooperativistas no dia 11, este com início às 9 horas, no Hotel Lang Palace.

O INTEGRACOOP será solenemente instalado às 14 horas do dia 11 (sexta-feira) no Pavilhão IV do Parque da Efapi. A recepção das delegações, no mesmo local, iniciará às 12 horas. As competições iniciarão às 16 horas da sexta-feira, prosseguindo no dia 12 (sábado) em vários locais de Chapecó. O jantar de confraternização e o encerramento estão programados para as 20 horas no Pavilhão IV da Efapi, com animação da banda Passarela, de Erechim (RS).

Poderão participar do 28º INTEGRACOOP os empregados e dirigentes das cooperativas singulares, de segundo grau (centrais e federações) e de terceiro grau (confederações) registradas na OCESC, cujas sedes estejam localizadas em Santa Catarina. Os empregados da OCESC, do SESCOOP/SC e da organizadora COOPERALFA não tomarão parte nas disputas.

Secured By miniOrange