CHAPECÓ
Início Notícias Acionamento remoto e o dia a dia do Corpo de Bombeiros

Acionamento remoto e o dia a dia do Corpo de Bombeiros

58

Os bombeiros têm um papel indispensável quando o assunto é ajudar as pessoas e salvar vidas. Isso é indiscutível. As atividades de salvamento constituem Prevenção, Educação Publica Atendimento pré-hospitalar; Busca e Resgate; Combate a incêndios e Operações Aéreas.

Na última semana, o CH News acompanhou um dia de trabalho da 2ª BBM de Chapecó. O trabalho é intenso, mas repleto de amor e dedicação.  Os agentes possuem a assistência necessária para o dia a dia dentro do batalhão. Desde a cozinha, onde eles mesmos preparam as refeições entre os plantões, academia e espaço para dormir.

Na cozinha, os agentes de plantão preparam a refeição da noite (Foto: Adriane Siqueira/ CH News/ Chapecó Online/ Roberto Lorenzon)

O atendimento às ocorrências é organizado através do acionamento remoto. O acionamento é realizado por um dispositivo online em Chapecó e Pinhalzinho quando acontece alguma ocorrência. Para saber o tipo das ocorrências, os sons que tocam são diferentes, caso seja para o uso da ambulância é um e para o caminhão de água, outro.

Nas guarnições dos outros municípios do Oeste, o acionamento não está pronto. Então, o Sargento Everton explicou que em guarnições como de Modelo, por exemplo, “durante o dia Modelo fica sempre copiando o rádio, então deu uma ocorrência, o cobom vai chamar via rádio desta forma. À noite a guarnição está dormindo, então neste momento é feito o acionamento da guarnição via telefone. Quando tem uma ocorrência o cobom liga para esses quartéis e eles já saem para a ocorrência”, conta.

Foto: Adriane Siqueira/ CH News/ Chapecó Online/ Roberto Lorenzon

O Sargento Everton também ressaltou que raramente acontecem ocorrências que exijam auxílio de outras guarnições em Chapecó. “Normalmente (as ocorrências) unem as guarnições é quando os acidentes acontecem nas estradas, principalemente quando dividem o perímetro”, finaliza.