Ações do Sebrae/SC para o turismo são destaque no Itaipu Rural Show

8834
????????????????????????????????????

O Sebrae/SC tem projetos voltados para o turismo em várias cidades do Oeste. Oferece consultoria com especialistas, que fazem a busca pela identidade do município e o fortalecimento das instâncias de governança.  Na 22ª edição do Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, estes municípios têm um espaço para demonstrar ao público as vantagens de conhecer as atrações naturais, gastronômicas, entre outras.

A analista técnica do Sebrae/SC Marieli Aline Musskopf explica que esta ação realizada na feira está vinculada ao projeto “Destinos Turísticos Inteligentes Grande Oeste”. “Temos como objetivo dar a oportunidade aos municípios e às instâncias de governança tem um espaço para apresentarem os destinos e os produtos”, aponta.

         Conforme a consultora credenciada ao Sebrae/SC Sílvia Nowalski, a entidade realiza o diagnóstico, planejamento e execução dos projetos. “Mantemos um trabalho de continuidade com os municípios para potencializar o desenvolvimento econômico”, explica. “Uma das maiores tendências atuais de consumo é o turismo, e ele é responsável por 13% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina. O Oeste tem um potencial forte e diversificado, por isso é tão importante e gratificante trabalhar esta área”, reforça.

         No município de Quilombo, por exemplo, o trabalho começou com o turismo rural, mas atualmente já foi agregado o turismo de aventura e iniciada uma obra no parque termal. Além disso, existem investidores sinalizando interesse na construção de um novo equipamento hoteleiro. “Também tem restaurante novo e o êxodo urbano está acontecendo. Pessoas que haviam saído, estão voltando para o interior de Quilombo para empreender”, conta Sílvia. Ela destaca ainda o aumento na venda de produtos de agroindústrias locais, o que resulta diretamente na melhoria da economia. “Também está ocorrendo a formalização de negócios, o que gera recursos para o município”.

A gestora local do Programa Cidade Empreendedora e secretária de indústria, comércio e turismo de Abelardo LuzFernanda Facco, aponta que as ações estão a todo vapor em 2020. Após conseguirmos incluir o município no mapa de turismo nacional no ano passado, agora o foco está em diversos projetos a curto, médio e longo prazo. “Começamos as tratativas de planejamento para alguns equipamentos que estavam desativados, como a ‘Rota da Conquista’, que valoriza o turismo histórico-cultural dos assentamentos e a luta das famílias”, salienta. Fernanda também destaca que está sendo realizado o levantamento de uma Casa de Memória e a finalização do plano de turismo. “Nosso objetivo é estruturar o produto cultural e ainda pretendemos pleitear o selo de município turístico para proporcionar o incentivo da iniciativa privada que queira investir no município e a valorização dos empreendedores locais”, finaliza.

MARCOS A. BEDIN