CHAPECÓ
Geral Alta Complexidade em Cardiologia em Chapecó é debatida no Legislativo

Alta Complexidade em Cardiologia em Chapecó é debatida no Legislativo

9128

O Setor de Cardiologia do Hospital Regional do Oeste e a possibilidade de conquistar o credenciamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi debatido nesta sexta-feira (26), em sessão ordinária. Representantes do HRO falaram sobre a disposição da instituição em oferecer serviços de Alta Complexidade em Cardiologia. O convite foi feito via requerimento aprovado de autoria do vereador Fernando Cordeiro (PSC).

O cardiologista hemodinamicista, Fernando Luiz de Melo Bernardi, explicou que o Hospital Regional do Oeste tem cerca de 20 cardiologistas e todos os equipamentos necessários para se tornar referência em atendimento. Atualmente, o único Centro de Alta Complexidade em Cardiologia do oeste catarinense, está localizado em Xanxerê, que atende uma região com aproximadamente 1,3 milhão de habitantes. “Temos toda a estrutura pronta e todos os profissionais capacitados para atender em Chapecó. Mas os pacientes precisam ser transferidos para Xanxerê e isso acaba atrasando o tratamento e levando muitas pessoas a morte”, destacou.

O presidente da Associação Lenoir Vargas Ferreira, Reinaldo Lopes, responsável em administrar o HRO, disse que somente este ano, foram transferidos para Xanxerê, mais de 100 pacientes e que o município vizinho atende uma demanda muito alta. “Xanxerê faz 300 cateterismos por mês, quase quatro vezes mais do que Criciúma, por exemplo”.

O presidente da Câmara, João Marques Rosa (PSL), afirmou que no próximo dia 08 de dezembro, secretários municipais e representantes do Governo do Estado, poderão definir o futuro sobre o credenciamento de cardiologia do HRO. “Essas autoridades de saúde votarão a favor ou contra a habilitação do hospital no setor de cardiologia. Todos os vereadores farão um esforço para ajudar nesse processo. Caso seja aprovado, caberá ao Ministério da Saúde definir os próximos passos”, concluiu. 

Assessoria de Comunicação
Secured By miniOrange