CHAPECÓ
Início Destaques Apneia Obstrutiva do Sono atinge 30% da população brasileira

Apneia Obstrutiva do Sono atinge 30% da população brasileira

8726

A Apneia Obstrutiva do Sono é uma doença que causa paradas na respiração no paciente, sensação de sufocamento ao despertar e em algumas vezes, o paciente pode também apresentar roncos. Por conta disso, a pessoa fica sonolenta ao longo do dia, o que pode deixá-la irritada e constantemente cansada. Dados mostram que 30% dos adultos no Brasil têm apneia obstrutiva do sono, 80-90% não são diagnosticados e menos de 10% irão realizar tratamento adequado.

O Bucomaxilofacial, Dr Rafael Faccio explica que um dos tratamentos é a cirurgia ortognática. Ela é indicada em casos de diminuição de espaço para passagem de ar, causada por uma deformidade dento facial, na qual o paciente apresenta retrognatismo. Nesse caso, a mandíbula está em uma posição posterior em relação à maxila, apresentando um padrão facial Classe II, que esteticamente pode deixar o paciente com a impressão de possuir pouco queixo. “Também pode ser a retrusão da maxila que causa a restrição da passagem do ar na via aérea superior, padrão de Classe III e também quando a maxila e mandíbula estão retraídas, causando a obstrução na passagem do ar tanto na via aérea superior como na inferior”.

Faccio acrescenta que essa  cirurgia é realizada quando tem uma dessas questões relatadas acima e quando o paciente não se adapta ao uso dos aparelhos (bucais, cpap ou bi-pap) ou quando houver alguma deformidade dento facial que indique a cirurgia ortognática.

Além do benefício da melhora do quadro respiratório e melhora do ronco, a cirurgia ortognática traz outros benefícios, como o posicionamento correto dos maxilares, trazendo estabilidade à articulação temporomandibular, melhora a função mastigatória, melhora dos problemas gengivais (retração) melhora do sorriso e da estética facial como um todo.

Faccio destaca que o Bucomaxilofacial é o único profissional capacitado para realização deste procedimento cirúrgico.

Darlei Luan Lottermann