CHAPECÓ
Notícias Auto Viação Chapecó implanta novo sistema de bilhetagem

Auto Viação Chapecó implanta novo sistema de bilhetagem

9344

Um novo sistema de bilhetagem está em fase de implantação pela Auto Viação Chapecó para substituir o primeiro instalado no transporte coletivo urbano, há 21 anos. Conforme a concessionária, o objetivo da melhoria é de atender aos usuários de acordo com as necessidades atuais por meio de um sistema mais moderno, tanto para os passageiros quanto para os motoristas.
Em relação à bilhetagem anterior lançada em 2001, haverá maior a comodidade na compra de passagens, com meios diferenciados para aquisição e maior agilidade no embarque. A compra de passagens e a recarga do cartão passam a ser realizadas sem a necessidade de atendimento presencial, além de diminuir a circulação de dinheiro nos ônibus.

Entre os diferenciais, está a possibilidade de o pagamento da passagem ser feito por meio de PIX e de cartão de crédito e débito, tanto previamente na compra pelas empresas ou pessoas físicas como diretamente no ônibus. Também há evolução no sistema de reconhecimento facial do passageiro, no aplicativo para bilhetagem e no sistema 4G para transmissão entre o validador instalado nos ônibus e a empresa.
Esse é o terceiro sistema que a Auto Viação adquire, diante de sua política de investir nas adequações tecnológicas que vão surgindo, e teve sua implantação iniciada no começo de abril passado. Foi desenvolvido pela empresa especializada Prodata Mobility, de São Paulo, enquanto o primeiro foi adquirido da Digicon, de Porto Alegre, e o segundo da Empresa 1, de Belo Horizonte.

Entre equipamentos e serviços o investimento de recursos é da ordem de R$ 600 mil. Já foram implantados os validadores nos 88 ônibus e instalados na empresa os computadores que suportarão o novo sistema. Atualmente esses equipamentos passam por testes e a previsão é de que a operação efetiva da nova bilhetagem inicie no próximo dia 06 de agosto.

O que representa aos usuários
Em termos de melhorias para os usuários, o diretor de Negócios da Auto Viação Chapecó, João Carlos Scopel Filho, destaca as novas opções de pagamento por PIX e cartão, bem como a agilidade proporcionada pelo 4G: “Isso significa que os créditos comprados por site ou aplicativo, se pagos via PIX podem ser compensados na hora, enquanto se o pagamento for por boleto a demora é apenas do tempo de compensação bancária, e não mais de 48 horas como anteriormente”, afirma o diretor. Ele também salienta a facilidade com o uso do aplicativo para bilhetagem, que permitirá ao usuário comprar a passagem para o cartão ou gerar QR code e passar com o celular no leitor dentro do ônibus.
Foto: AVC/Extra Comunica

Secured By miniOrange