O ortopedista que atua em alta performance esportiva, Dr Danilo Moretto, explica que vários estudos científicos foram feitos para comprovar a eficácia do BCAA, e o resultado é polêmico. Os dados mostram que não há aumento da performance, não aumenta energia, não melhora a fadiga, se usado isoladamente.
Segundo ele, os benefícios da suplementação de leucina, isoleucina e valina é na síntese proteica no organismo. Porém sozinhos não são capazes de induzir este mecanismo, pois o corpo precisa de todos os 20 aminoácidos.
A literatura científica mostra um efeito importante do BCAA, de diminuir o dano muscular e a resposta inflamatória principalmente avaliando o nível sérico de CK (marcador de dano muscular) e o grau de dor muscular percebida. Alguns artigos também sugerem que o BCAA tem efeito benéfico no sistema imunológico durante a recuperação do exercício.
Na opinião do ortopedista, existem outros suplementos mais importantes e completos, para investir na dieta. “A grande questão é o custo benefício do BCAA, sendo que seus aminoácidos podemos adquirir em uma dieta rica em proteína. Mas se ele é o seu suplemento favorito e te faz bem, não é contraindicado”, finaliza Moretto.