CHAPECÓ
Início Geral Boi cai em poço com 10 metros de profundidade e é resgatado...

Boi cai em poço com 10 metros de profundidade e é resgatado em Ipuaçu

8517

A guarnição do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, foi acionada para atender um resgate envolvendo um boi que caiu em um poço de aproximadamente 10 metros de profundidade. A ocorrência foi atendida na localidade da aldeia indígena no município de Ipuaçu.

Deslocaram para atendimento o aspirante Rocha, soldado Kichel e os bombeiros comunitários Ricon e Dal Ponto com equipamento de resgate de animais e de salvamento em altura.

A equipe montou um tripé de resgate e dois sistemas ancoragem sendo um de redução de força para a descida do militar 4×1 (isso reduz a força aplicada por 4, ou seja, um animal de 200 kg torna 50 kg), e outro para içar.

O primeiro socorrista chegou a descer no poço e conseguiu fazer um utensílio para puxar o animal (buçal), todavia o poço era demasiado estreito e não foi possível passar a cinta de resgate no boi. Dessa forma a equipe usou outra estratégia, encheu o poço de água para que o animal, que já estava flutuando, pudesse chegar ao nível do solo.

Enquanto o nível subia, um segundo profissional ficou encarregado de segurar a corda mantendo a cabeça do animal fora d’água. Quando faltava apenas um metro da superfície, foi possível retirá-lo com facilidade. A ocorrência transcorreu por cerca de três horas e foram empregados aproximadamente 14 mil litros de água.