CHAPECÓ
Destaques Caminhões utilizados para contrabando são apreendidos em empresas de Cordilheira Alta e...

Caminhões utilizados para contrabando são apreendidos em empresas de Cordilheira Alta e Chapecó

8630

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (31) a segunda fase da Operação Carcinoma, com o fim de descapitalizar uma organização criminosa responsável pelo contrabando de cigarros do Paraguai para os três estados da Região Sul.

Foram cumpridos 19 mandados de sequestro de automóveis e caminhões nas cidades catarinenses de Chapecó e de Cordilheira Alta/SC.
A investigação aponta que os líderes da organização mantinham uma revendedora de caminhões de fachada e cooptavam motoristas para realizarem o transporte dos cigarros contrabandeados com a promessa de repassar o caminhão após um determinado número de viagens, como uma espécie de premiação. Contudo, esse modus operandi tinha o objetivo de desvincular, da responsabilidade dos líderes, a carga eventualmente apreendida e a prisão em flagrante do motorista.

Ao longo das investigações, foram apreendidos 12 milhões de maços de cigarros estrangeiros, 41 caminhões e presas em flagrante 44 pessoas. O valor estimado dos cigarros apreendidos é de aproximadamente R$ 60 milhões, com aproximadamente R$ 30 milhões em tributos sonegados.

Na primeira fase da operação, deflagrada em 18 de novembro de 2021, foram cumpridos 10 mandados de prisão preventiva e 19 de busca e apreensão, nas cidades gaúchas de Tenente Portela e Três Passos, em Santa Catarina, nos municípios de Chapecó, São Miguel do Oeste e Cordilheira Alta, e no Paraná, em Guaíra, Cascavel, Umuarama e Floresta.

A Operação foi denominada Carcinoma, um tipo de câncer, não só pela associação aos prejuízos causados pelo cigarro à saúde humana, mas também pelo fato de que a organização cooptava pessoas sem antecedentes criminais, prometendo-lhes vantagens condicionadas ao êxito da atividade ilícita, provocando uma espécie metástase criminal (infectando células limpas).

Fonte: Polícia Federal

Secured By miniOrange