CHAPECÓ
Notícias Campanha de vacinação contra a gripe inicia este mês

Campanha de vacinação contra a gripe inicia este mês

20

A partir do dia 23 de abril até o dia 01 de junho será realizada a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza. No ano passado, mais de 48 mil pessoas foram vacinadas em Chapecó.

As vacinas utilizadas nas campanhas nacionais de vacinação contra a influenza são vacinas trivalentes que contêm os antígenos purificados de duas cepas do tipo A e uma B, sem adição de adjuvantes e sua composição é determinada pela Organização Mundial da Saúde. Elas são bastante seguras.

Crianças de seis meses a menores de cinco anos; Gestantes em todas as idades gestacionais; Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após; Trabalhador de Saúde; Professores: das escolas públicas e privadas; Povos indígenas; Indivíduos com 60 anos ou mais; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais são os grupos de público alvo da vacina, ou seja, quem está em posição mais vulnerável ao vírus.

Para realizar a vacina, é importante ter em mãos a caderneta de vacina e documento pessoal com foto. No estado de Santa Catarina serão ofertadas vacinas contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa) para gestantes e puérperas e, para os grupos maiores de 7 anos serão atualizados os esquemas de vacina de tétano e difteria (dT). Recomenda-se 3 doses e 1 reforço a cada 10 anos e 1 dose de dTpa a cada gestação. A meta Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza é vacinar 90% de cada público-alvo.

Dia D

No dia 12 de maio ocorre o Dia D de mobilização nacional. Neste Dia D os Centros de Saúde da Família estarão atendendo 8 às 17 horas sem fechar ao meio dia. Durante os demais dias, os Centros de Saúde atendem das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.