CHAPECÓ
Destaques Castelinho é tombado como patrimônio histórico de Chapecó

Castelinho é tombado como patrimônio histórico de Chapecó

10276

O secretário de desenvolvimento urbano de Chapecó/SC, Américo do Nascimento Junior, participou na manhã desta segunda-feira (14) do programa Chapecó Notícias – 1ª Edição. Na oportunidade, entre diversos assuntos, foi perguntado sobre a situação envolvendo o chamado “Castelinho”, que é a casa onde morou o colonizador de Chapecó Ernesto Francisco Bertaso.

No mês de julho de 2018, a 9ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó se manifestou sobre uma obra e a preocupação com a preservação de prédios históricos na cidade, no caso a casa localizada no centro da cidade.

Segundo despacho do promotor Eduardo Sens dos Santos, o “patrimônio histórico, cultural e arquitetônico estaria em risco” diante do início de obras por parte de uma construtora. Ele também citou possíveis danos a vegetação, duas araucárias e duas magnólias. No mesmo despacho, Sens também faz referência a casa de Serafim Bertaso, segundo ele de “igual valor histórico e arquitetônico”.

O secretário Américo do Nascimento Junior informou que o tombamento da estrutura já foi decretado. “O tombamento não quer dizer que vai ser um espaço público…o tombamento quer dizer que o proprietário vai manter aquela estrutura…pra história de Chapecó”. “A família está empreendendo um edifício e manterá, com o tom de originalidade, todo o castelinho”, disse Américo.

“O imóvel está tombado….não impede o uso inteligente da área”. “Eu sou defensor do direito da propriedade, que o cidadão tá lá pagando o IPTU a vida inteira daquilo….quer edificar uma estrutura…tem todo o direito”.

Fonte:Rádio Chapecó

Secured By miniOrange