CHAPECÓ
Notícias Caxambu do Sul impulsiona turismo regional com o Projeto Prainha

Caxambu do Sul impulsiona turismo regional com o Projeto Prainha

8868

Os moradores de Caxambu do Sul/SC e região passarão a contar com novas opções de lazer, estruturas para integrar as famílias, áreas para atividades físicas e esportes aquáticos. Essa proposta que impulsionará o turismo regional e o empreendedorismo neste segmento foi apresentada, nesta semana, durante solenidade no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Caxambu do Sul.

Prestigiaram o evento de entrega do Plano Estratégico de Turismo e apresentação do Projeto Prainha lideranças locais, vereadores, servidores municipais, empresários e profissionais da imprensa.

A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC. Pelo Plano Estratégico de Turismo foram definidas medidas necessárias para promover o desenvolvimento sustentável do setor.

Com participação ativa da comunidade e do Conselho Municipal de Turismo foram escolhidos como principais eixos de atuação estratégica do setor o turismo rural, náutico, lazer e gastronômico.

Esse planejamento apresenta uma visão macro do que se vislumbra em atrativos turísticos para o futuro do município. Os estudos iniciaram em maio deste ano. No estudo foram propostas 18 estratégias e 126 ações a serem implementadas ao longo dos próximos dez anos.

Paralelo a elaboração do planejamento estratégico foi desenvolvimento o Projeto Prainha, uma estrutura turística às margens do Rio Uruguai, que valoriza materiais que integram a paisagem local (madeiras e pedras), harmônico com a topografia da área e com atrativos para vários públicos.

Na estrutura estão previstos: restaurante, casa do artesanato e produtos coloniais, loja de souvenir, playground, quiosques, churrasqueiras, quadras de areia poliesportivas, arquibancadas móveis, área de camping, banheiros públicos, píer com mirante, trapiche, marina, largador de barcos, fontes d’água e área destinada a banho no lago da Usina Foz do Chapecó separada do acesso as embarcações para proporcionar segurança aos turistas.

O acesso até a Prainha, que fica há cinco minutos do centro, será todo asfaltado, com construção de ciclovia e pista para caminhada, proporcionando infraestrutura turística com acesso facilitado a todos os públicos.

As tratativas iniciaram em 2017 a partir de audiências com a Foz do Chapecó e o Ministério Público Federal, em virtude de demanda local de ter um largador de barco legalizado. Na sequência, a proposta foi inserida no Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial (Pacuera), documento acordado entre Ibama e a Foz do Chapecó.

No segundo semestre de 2020, o município recebeu a confirmação dos órgãos ambientais que a área indicada poderia ser utilizada para construção de um atrativo turístico. A área de terra de aproximadamente 10 mil metros (com valor estimado em R$ 600 mil) foi doada por uma família tradicional do município e mais 7 mil metros tiveram cessão de uso pela Foz do Chapecó, por ser uma área de preservação permanente (APP).

Segundo o prefeito Glauber Burtet, a Administração Municipal já tem o termo de cessão de uso provisório, está em fase de regularização fundiária (escritura) e providenciando as licenças ambientais. Posteriormente, serão realizados os projetos executivos das estruturas, captação de recursos, licitação da construção e inauguração.

No próximo dia 14, feriado de emancipação política e administrativa de 59 anos de Caxambu do Sul, o prefeito marcará presença nos estúdios da emissora a partir das 07h30.

Secured By miniOrange