A turma de Crianças Pequenas (CP) do Ceim Oracílio Costella de Chapecó/SC está resgatando jogos e brincadeiras populares, o que torna as aulas de educação física ainda mais atrativas! O objetivo do plano docente é resgatar a cultura do brincar por meio de jogos tradicionais, promovendo interação e diversão entre as crianças, suas famílias e a equipe educativa.
A professora responsável, Gizeli Servo, propôs às famílias que selecionassem uma brincadeira da infância, ensinassem as regras aos filhos e brincassem juntos. As brincadeiras escolhidas foram incorporadas ao plano docente e estão sendo realizadas na instituição educativa, proporcionando momentos prazerosos e fortalecendo os laços afetivos e culturais das crianças.
Pular corda, jogo da velha e pular elástico são as principais brincadeiras realizadas e que ganharam o coração das crianças. Heloísa Folador Faricoski, de 5 anos, afirmou que adora pular corda. “A minha mãe contou que quando ela era criança ela gostava de pular elástico e agora eu aprendi a pular também”, relatou Heloísa.
Gizeli explicou que a ideia do projeto surgiu da curiosidade que os alunos demonstraram ter em relação às brincadeiras e jogos que ela costumava brincar e jogar quando era criança. “A partir disso, resolvemos fazer uma investigação com as famílias e resgatar essas brincadeiras. Muitas crianças nunca haviam pulado corda e estão muito envolvidas por ter uma relação com a família delas”, disse ela.
“O brincar é essencial para o desenvolvimento dos pequenos, estimulando habilidades sociais, físicas, cognitivas e emocionais. A participação ativa da escola e dos pais é fundamental para o sucesso desta atividade, que proporciona vivências significativas”, destacou Astrit Tozzo, secretária municipal de educação de Chapecó.