CHAPECÓ
Início Destaques Centro Administrativo de Santa Catarina ganha o nome de Casildo Maldaner

Centro Administrativo de Santa Catarina ganha o nome de Casildo Maldaner

9869
O Centro Administrativo do governo catarinense terá o nome do ex-governador e senador Casildo Maldaner. A homenagem foi deliberada em plenário na terça-feira (10), com a aprovação na Assembleia Legislativa de projeto de lei apresentado pelo líder do MDB, deputado Valdir Cobalchini. 

A iniciativa do parlamentar tramitou desde maio, dias após a morte de Casildo. Foi aprovada antes nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Administração e Serviço Público. “Ele foi um homem público realizador, de diálogo fácil, conciliador”, justifica Cobalchini em seu projeto. O parlamentar entende que tais qualidades valorizam a proposta de dar nome ao centro administrativo, por representar marcas importantes para quem exerce o serviço público.

CARREIRA POLÍTICA 

Casildo morreu em 17 de maio, vítima de câncer, aos 79 anos. Meses antes ainda era ativo participante de eventos políticos. Nasceu em Carazinho (RS), mas fez história a partir de Modelo, para onde a família Maldaner migrou quando ele tinha dois anos. Lá foi vereador, depois se elegeu deputado estadual e liderou a bancada do MDB em 1981 e 1982. Em seguida se elegeu deputado federal, e em 1986 saiu candidato a vice-governador em chapa com Pedro Ivo. Com a morte deste, tornou-se governador em 1990 e 1991.

Sua facilidade de comunicação e bom humor foram marcantes, a ponto de se tornar um líder chamado para as grandes campanhas. Foi presidente estadual do MDB por uma década. Foi eleito senador em 1994, e em 2006, a pedido do governador Luiz Henrique tornou-se candidato a suplente de senador de Raimundo Colombo, retornando ao Congresso quando este foi eleito governador, para cumprir seu último mandato, de 2011 a 2014.

Fonte: Ascom Cobalchini