CHAPECÓ
Início Geral Centro de inovação e tecnologia será implementado em Pinhalzinho

Centro de inovação e tecnologia será implementado em Pinhalzinho

Na prática, são recursos para projetos inovadores criados a partir do conhecimento e das empresas e, principalmente, das necessidades econômicas e sociais de Pinhalzinho"

8273

No dia 10 deste mês, o prefeito Mario Afonso Woitexem esteve na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável, em Florianópolis, quando apresentou ao secretário Luciano Buligon a intenção de instalar um centro de inovação e tecnologia em Pinhalzinho. Nesta terça-feira (23), o secretário visitou o município para realizar as primeiras movimentações para implementação da novidade.

Ele se reuniu com representantes das universidades, da faculdade, de entidades, empreendedores e equipe da administração municipal no plenário da Câmara de Vereadores. Além de explanar sobre o assunto, Buligon também ouviu as colocações das lideranças pinhalenses sobre o novo incentivo

“Estamos aqui, em Pinhalzinho, para fomentar o ecossistema de inovação, ciência e tecnologia, para incentivar ainda mais o empreendedorismo inovador que já é uma realidade há muitos anos aqui. Esse espírito inovador é o que interessa para a economia catarinense e, por isso, estamos aqui estreitando relações no sentido de fomentar, trazer, junto à Fapesc, recursos para incentivar ainda mais a inovação e a economia dos catarinenses a partir de Pinhalzinho”, destacou Luciano.

Para isso, o secretário informou que é preciso a organização de um núcleo de inovação que esteja em sintonia com o estado. Ele será formado a partir das duas universidades, da faculdade, dos empreendedores e do poder público, e um espaço físico será destinado às atividades. A partir daí, a Prefeitura realiza uma espécie de convênio com o Governo de Santa Catarina, se inserindo no meio de inovação catarinense e podendo receber recursos por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

“Na prática, são recursos para projetos inovadores criados a partir do conhecimento e das empresas e, principalmente, das necessidades econômicas e sociais de Pinhalzinho. Por exemplo, uma empresa precisa desenvolver um projeto para melhor exportar o produto, aí o estado entra com recursos por meio da Fapesc e os empreendedores daqui apresentam esse projeto para o ecossistema”, exemplificou.

Para o prefeito Mario, é uma grande oportunidade poder incluir Pinhalzinho no elo de inovação tecnológica de SC. “Com toda certeza vamos aproveitar essa oportunidade, nos desafiar e, em um curto espaço de tempo, criar esse núcleo para que a gente possa, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, ser inserido para buscar conhecimento e fazer a prática, fazer com que o nosso município cresça cada vez mais, objetivando, no futuro, ciência e tecnologia e continuar no caminho do crescimento”, frisou o prefeito.

Fonte: Ascom