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Certa Seguros comemora 35 anos de fundação

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A Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital completa 35 anos neste dia 10 de março. Fundada no ano de 1987, a empresa vivenciou mudanças importantes no setor de seguros, assinatura digital, agilização e digitalização dos processos. Tendo como um dos diferenciais sempre prezar pelo bom atendimento ao cliente, contribuiu para essa eficaz profissionalização dos serviços.

Nessas mais de três décadas de atuação, o fundador e sócio administrador da Certa, Claudio Rotava, destaca a inovação no setor de seguros e no âmbito da tecnologia. Em seguros, com soluções eficazes na proteção para automóveis, empresarial, residencial, vida previdência privada e saúde. E, com a agilidade e confiabilidade na certificação digital e sua contribuição ecológica com a eliminação de papel em notas fiscais, contratos e outros documentos.

A Certa Administradora e Corretora de Seguros, é uma das pioneiras em corretagem de seguros em Chapecó e região. Até então, o mercado de seguros no grande Oeste se restringia a corretoras cativas em bancos, alguns produtos oferecidos por despachantes e inspetorias de seguradoras, embora a atividade de corretagem de seguros esteja habilitada desde 1966.

O fundador e sócio administrador da Certa, Claudio Rotava, conta que antes de empreender, foi funcionário da revenda Volkswagen em Chapecó, trabalhou como Consultor no Instituto Técnico das Cooperativas – ITEC, quando foi convidado para atuar no ramo de Seguros, fazendo o curso de Habilitação de Corretores em 1984, na cidade de Florianópolis, atuando a seguir como Sócio Gerente da Coritec – Corretora de Seguros. Como o ITEC foi incorporado pela OCESC, a corretora encerrou as atividades. Tendo apoio dos amigos, clientes e parceiros que já conheciam os benefícios do seguro, foi estimulado por eles a abrir sua própria corretora.

“Na época, o Oeste de Santa Catarina não tinha expertise na área de seguros. Isso abriu minha visão para a necessidade que as empresas teriam”, recorda Rotava. “O empresário via com bons olhos as orientações e coberturas de seguros propostas, normalmente com custo benefício com valores reduzidos em relação aos concorrentes do mercado.”

No início, a empresa foi batizada como “Cautela Administradora e Corretora de Seguros”. Mais tarde o nome mudou para “Certa Administradora e Corretora de Seguros” e o empresário atendia segurados do extremo oeste ao meio Oeste de Santa Catarina. Na sua história, a empresa passou por muitos planos econômicos, momentos prósperos e de instabilidade do país. Na década de 80, o Setor de Seguros representava em torno de 1% do PIB, atualmente estamos com mais de 5%. Mas, o que mais orgulha seu fundador é ainda conservar muitos de seus primeiros clientes. “Nosso crescimento sempre foi de muito trabalho, mas o que mais nos deixa satisfeitos é a amizade, reconhecimento dos clientes e as parcerias que fizemos ao longo desses anos”.

Há 35 anos a Certa atende cooperativas, indústrias, comércio em geral e pessoas físicas. Rotava destaca a importância do seguro para pessoas físicas e jurídicas, protegerem a si próprios e seu patrimônio. Além do seguro de vida e acidentes pessoais que, orientado por um Corretor habilitado, pode representar mais tranquilidade em momentos difíceis. Segundo o diretor, um dos diferenciais da Certa sempre foi prezar por um bom atendimento ao cliente, com uma equipe de profissionais preparada. “Principalmente na hora do sinistro. Um bom Corretor dará todo auxílio ao segurado neste momento”, esclarece. “Temos uma equipe fantástica que tem muito esmero e responsabilidade pelo que faz. Ao longo dos anos a Certa, não teve nenhum descredenciamento junto as Seguradoras e nunca precisou responder a demandas judiciais para ser responsabilizada por negligência ou imperícia”, constata.

Autoridade de Registro

Em 2012, a empresa inovou novamente ao ser credenciada como Autoridade de Registro. Integrante da Rede Infraestrutura Chaves Públicas Brasileira de Seguros – a que mais emite Certificados Digitais no Brasil, a Certa novamente foi pioneira. “Na época, demorava até 3 dias

para emitir o certificado. Nós inovamos emitindo na hora, com o mesmo custo benefício”.

Iniciar em um novo ramo, segundo Rotava, foi outra quebra de paradigma, algo que veio a somar na atividade raiz da empresa. “Mais uma vez nos diferenciamos pelo bom atendimento, rapidez, qualidade do serviço e segurança para o cliente”, reconhece. “A certificação veio para somar, pois tem a característica do seguro, representando segurança para os processos e procedimentos das empresas”.

A certificação digital, diz Rotava, facilita processos judiciais, contratos, procedimentos hospitalares, documentações de empresas, etc. “A assinatura digital proporciona economia, rapidez, segurança e validade jurídica do documento eletrônico”.

A inovação ocorre também na área de seguros, como a emissão de apólices e contratos digitais. “O Brasil em relação a outros países desenvolvidos, está aprendendo e evoluindo ainda para este procedimento que é ecologicamente correto, seguro, rápido e com 100% de validade jurídica, proporcionado pela mídia criptográfica”, considera. “Temos muito trabalho pela frente. Contamos com o apoio e preferência de nossos clientes e parceiros. Certamente os próximos anos serão bem desafiantes”, projeta.

Por Samara Braghini – Jornalista

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