sábado, dezembro 2, 2023
InícioDestaquesChuvas deixam 93 cidades de SC em emergência e provocam 2 mortes

Chuvas deixam 93 cidades de SC em emergência e provocam 2 mortes

O governador Jorginho Mello (PL) se pronunciou na noite deste sábado (7) sobre as chuvas que colocaram 93 cidades de Santa Catarina em estado de emergência e duas mortes foram registradas até então, de acordo com o boletim atualizado. “Pessoas [em área de risco] precisam deixar suas casas. Precisam sair para preservar a vida”, enfatiza Mello.

Com a previsão de persistência dos temporais neste domingo, a principal preocupação do governo de Santa Catarina é com as regiões do Vale do Itajaí e Alto Vale do Itajaí. O nível da água em Blumenau deve alcançar cerca de 12 metros. Em Rio do Sul a previsão é de 14 metros.

“Quando a água alcança 10 metros não há mais como resgatar”, destaca o líder do Executivo. Foram solicitados quatro helicópteros de grande porte ao governo federal para resgatar vítimas de enchentes, afirmou o secretário de Defesa Civil de Santa Catarina, Coronel Armando.

As duas mortes contabilizadas pela Defesa Civil até então ocorreram em Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí; e em Palmeira, na Serra, na quarta-feira e neste sábado, respectivamente. Em ambos os casos as vítimas tentaram atravessar áreas alagadas, de bicicleta e carro, respectivamente.

Para garantir a segurança dos animais, Mello destacou que o governo de Santa Catarina orientou a Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola) a, em último caso, cortar a cerca de fazendas para permitir a fuga das espécies.

São Joaquim (182.4 mm), Tubarão (148.4 mm), Urussanga (145.4 mm) e Garopaba (144.6 mm) registraram os maiores acumulados de chuva nas últimas 24h, segundo boletim da Defesa Civil do Estado divulgado no fim da tarde deste sábado.

Foto: Wagner Urbano/Divulgação/ND
Fonte: ND+
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias