CHAPECÓ
Início Geral Ciclismo exige atenção na sua prática

Ciclismo exige atenção na sua prática

10001

Você sabia que o atleta amador realiza mais de um milhão de rotações no joelho durante um ano? O ortopedista, Dr Marco Alecio alerta que tanto os atletas amadores ou profissionais precisam proteger os joelhos.

Ele acrescenta que apesar de ser uma atividade/esporte escolhida por muitos médicos para a reabilitação das articulações do joelho, o ciclismo também exige atenção na prática. O acompanhamento de um profissional é sempre necessário e consultas periódicas também, pois andar de bicicleta pode causar o desenvolvimento de doenças como a condromalácia patelar, tendinites, entre outras lesões. Isso porque, durante a prática, os joelhos realizam movimentos como esticar e dobrar, o que leva a patela a subir e descer em contato com a região do fêmur em que a patela entra e se articula. Quanto maior o grau de pressão, maior a chance de uma lesão nessa área.

Alecio informa que o risco de um trauma por conta da prática do ciclismo aumenta quando o praticante coloca o banco da bicicleta em uma altura inadequada. Com isso, o grau de flexão dos joelhos pode ficar alto ou baixo demais, o que promove um aumento da força de atrito que passa na articulação da patela com o fêmur, levando ao desgaste da cartilagem. Como na maioria dos esportes, as lesões tendem a acontecer nos momentos de esforço extremo.

Para evitar as lesões são necessários alguns cuidados básicos como: postura correta em cima da bicicleta; aquecimento é obrigatório; mantenha as articulações aquecidas em dias frios; pedaladas em cadência alta prejudicam menos as articulações; não exija mais do que o seu corpo aguenta.

Foto  Darlei Lottermann

Ortopedista, Dr Marco Alecio