domingo, dezembro 10, 2023
InícioNotíciasConvênio cria selo de qualidade das sementes de soja em Abelardo Luz

Convênio cria selo de qualidade das sementes de soja em Abelardo Luz

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (06), o ato oficial de assinatura do convênio para formalizar a UDESC como órgão emissor do selo de qualidade das sementes produzidas no município de Abelardo Luz/SC, com objetivo de certificar a qualidade do produto produzido em solo abelardense. O município já possui o título de Capital Nacional da Semente de Soja e se destaca como um dos três maiores produtores do estado de Santa Catarina.
“Hoje é de saber comum que nosso município tem uma das melhores sementes de soja do Brasil, mas existe essa necessidade de comprovar oficialmente essa informação. Com este selo, além de certificar a qualidade também irá agregar valor na semente produzida aqui, gerando mais renda e desenvolvendo ainda mais esse setor que já se destaca em nosso estado”, enfatiza o prefeito Nerci Santin.
O estudo e análise da qualidade da semente será realizado pelo Laboratório de Análises de Sementes da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, que adotou Abelardo Luz como pioneiro da iniciativa. “É motivo de muita alegria a assinatura deste convênio, pois possibilitará realizar um trabalho diferenciado aqui no município. O objetivo principal é realmente agregar valor a este produto para que futuramente os agricultores do município sejam ainda mais valorizados por terem uma semente de qualidade”, frisa o reitor da UDESC, Dilmar Baretta.
A Caluba Sementes foi definida como a empresa parceira neste momento de implementação do projeto no município, por se destacar na produção de sementes que são comercializadas para diversas regiões do país. “Queremos agradecer a UDESC e a Prefeitura de Abelardo Luz por essa parceria, pois acreditamos que este selo é essencial para validar a semente produzida em nosso município, uma vez que prezamos por essa qualidade. Isso gera valor agregado no produto e certifica o trabalho desenvolvido aqui”, afirma o representante da Caluba, Cliver Correia.
Os trabalhos de laboratório devem iniciar nos próximos dias, para que o selo seja criado em meados do próximo ano, diante de todo o estudo e análise realizadas em laboratório que comprovem o alto índice de germinação da semente abelardense.
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias