Coronavírus: Unimed Chapecó promove primeiro Curso de Gestante online

8637

Oferecer informações que orientem os casais gestantes sobre o acompanhamento médico pré-natal, alterações psicológicas, alimentação saudável, amamentação e aleitamento materno, os primeiros cuidados com o bebê, entre outras. Tudo isso, com o objetivo de tranquilizar sobre as mudanças que envolvem o período da gravidez e do nascimento. Assim pode ser resumido o curso para Gestantes que o Programa de Medicina Preventiva da Unimed Chapecó – Univida promove todos os anos.

O mais recente foi realizado de 18 a 26 de maio e, este ano, com uma novidade: totalmente online. “O curso precisou ser adaptado em função da pandemia da Covid-19. Mas, não poderíamos deixar de oferecer o suporte que sempre ofertamos aos casais gestantes, especialmente nesse momento, por isso, optamos pelo formato online”, explica a coordenadora do setor de Medicina Preventiva da Unimed Chapecó, Juliana Rodrigues da Cunha Cezar.

Entre os palestrantes estão profissionais das áreas de pediatria, psicologia, enfermagem, anestesiologia, fonoaudiologia, ginecologia/obstetrícia, nutrição e fisioterapia. Apesar de, nesta edição, não ter sido possível a realização das aulas práticas, os profissionais promoveram aulas dinâmicas e, ao final do curso, foi realizada uma videoconferência entre os participantes e os palestrantes para o esclarecimento de dúvidas. O curso foi direcionado a todos os casais gestantes que quisessem participar e realizassem a inscrição prévia, independentemente de serem ou não beneficiários do plano Unimed, sem custo.

Grávida de 12 semanas de seu terceiro filho, a dona de casa Marlise Albrechet Dall Agnol fez o curso junto com o marido Elias Júnior Dall Agnol. O casal não reside em Chapecó e afirma que o formato online facilitou a participação deles. “Durante o curso podemos conhecer a fundo o que cada profissional que está relacionado com a gestação faz e percebemos a importância de cada um” relatam.

Mesmo estando à espera do terceiro filho, Marlise e Elias afirmam que o curso mostrou que nenhuma gestação é igual a outra, que é composta de momentos únicos. “O curso fala sobre planejamento dos filhos e o não planejamento do nosso terceiro filho foi uma surpresa. Com as aulas aprendemos a lidar com esses sentimentos, é um misto de alegria, medo, surpresa e o principal, muito amor”, concluem.

Texto: Andressa Recchia/Unimed Chapecó