CHAPECÓ
Educação Crianças do CEIM Leãozinho conhecem equipe de bocha de deficientes visuais de...

Crianças do CEIM Leãozinho conhecem equipe de bocha de deficientes visuais de Chapecó

8490

Pensando em proporcionar às crianças do CEIM Leãozinho em Chapecó/SC momentos de conhecimento e vivências de pessoas com deficiência, o Professor Moisés de Amaral convidou a equipe de atletas da bocha com deficiência visual para falar sobre a modalidade e contar um pouco como é o dia a dia de pessoas cegas e de baixa visão. Os atletas realizam seus treinamentos na cancha de bocha ao lado do CEIM, localizado dentro do Parque do Palmital. O objetivo da atividade foi estimular as crianças a reconhecer as diferenças de si próprias e as dos outros, respeitando e conhecendo as potencialidades de cada ser humano mesmo tendo uma diferença ou limitação.
Na oportunidade, o esporte foi demonstrado a partir de uma partida e as crianças perceberam que o silêncio é fundamental para que os colegas de equipe consigam ouvir a orientação da guia vidente (pessoa que auxilia na locomoção de pessoas cegas). Elas compreenderam que mesmo com alguma limitação física, sensorial, auditiva ou intelectual e que mesmo tendo uma deficiência possuem habilidades e aptidão para o esporte adaptado.
“Com esse momento, queremos que as crianças entendam que somos indivíduos diferentes e todos nós temos um espaço na sociedade, destacando a importância de nos respeitarmos enquanto seres únicos com nossas diferenças e semelhanças”, comentou Moisés, professor Corregente.
“O conhecimento e o valor que essa experiência de vida vai agregar para as crianças fará toda a diferença no futuro, pois desde cedo os professores trabalham sobre o respeito, empatia, equidade e igualdade, independentemente de cor, de opção religiosa, etnia ou qualquer tipo de deficiência”, destacou Astrit Tozzo, Secretária de Educação.

Secured By miniOrange