Crise na agroindústria no Oeste será debatida pela Comissão da Agricultura

46
Divulgação/ Assessoria

Devido a crise que atinge diversas agroindústrias, especialmente as plantas da BRF no estado de Santa Catarina, o deputado federal Celso Maldaner (MDB/SC) em conjunto com o deputado federal Marcon (PT/RS) solicitou junto à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal na manhã de ontem a aprovação de requerimento para a realização de um seminário na região oeste do Estado.

O deputado Maldaner explica que a operação Carne Fraca e os embargos do bloco econômico europeu contribuíram para que as agroindústrias entrassem no vermelho e com a greve dos caminhoneiros a corda arrebentou, resultando em demissões e pausas nos contratos de produção.

“A agroindústria é uma das principais fontes de renda da região. O setor é ponto forte do estado de Santa Catarina e mostra a força da agricultura e do produtor rural.  Infelizmente embargos à carne brasileira, operações de fiscalização e a greve causaram prejuízos atingindo também trabalhadores e os produtores rurais. Precisamos debater soluções e meios de incentivo junto ao governo para passar por esta crise, reduzindo o impacto e também tranquilizando a população e os países consumidores da nossa carne sobre a qualidade da carne que chega à nossa casa ”, destacou o deputado.

Na última terça-feira,  em assembleia, funcionários da BRF  aceitaram a proposta da empresa em reestruturar suas atividades através da medida chamada de lay-off em seis meses, incluindo as férias coletivas. A Comissão vai marcar a data para realização do seminário o mais breve possível.