CHAPECÓ
Início Destaques Curso capacita copeiras da Unimed Chapecó

Curso capacita copeiras da Unimed Chapecó

93

Após três meses de atividades, o curso de Copeiras promovido pela Unimed Chapecó, encerrou nessa semana. O objetivo foi desenvolver conhecimentos relacionados à saúde e segurança no trabalho, doenças relacionadas à nutrição, microbiologia, alimentação nas diversas faixas etárias da vida, boas práticas de manipulação de alimentos, dietoterapia e atividades desenvolvidas em lactário.

“A copeira exerce papel fundamental no tratamento dietético dos pacientes. Por isso, é necessário que conheçam as principais doenças relacionadas à alimentação, dominem o conhecimento sobre os tipos de dietas, tenham noções sobre higiene e manipulação de alimentos e também no que diz respeito ao atendimento ao cliente”, salienta a nutricionista e coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Jamile Laura Calsa. A profissional ressalta ainda que o principal objetivo é aprimorar a atividade de copeira como o intuito de garantir a segurança do paciente.

A colaboradora Eliane de Miranda tem uma trajetória de crescimento dentro da Cooperativa Médica. Iniciou na Unimed Chapecó como auxiliar de higiene, passou a auxiliar de nutrição e agora está fazendo o curso para exercer a função de copeira. Ela salienta a gratidão pela oportunidade de conhecimento e aprendizado promovida pelo curso. “As aulas são muito boas, com ensinamentos de como atender o cliente e outras técnicas fundamentais para que possamos assumir o cargo”, destaca.

Sobre a equipe

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital Unimed Chapecó possui três nutricionistas responsáveis pela nutrição hospitalar: Letícia Carlesso, nutricionista clínica (realiza o atendimento dos pacientes que necessitam que acompanhamento nutricional); Jamile Laura Calsa, coordenadora do SND e responsável e pela nutrição coletiva; Patrícia Dall Agnol, nutricionista clínica (realiza o atendimento dos pacientes de UTI Adulto e UTI Neonatal).

*Texto: Andressa Recchia