CHAPECÓ
Início Geral Curso de Operações de Choque inicia na Capital

Curso de Operações de Choque inicia na Capital

9771

O Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) iniciou nessa segunda-feira, 4, o V Curso de Operações de Polícia de Choque. Ao todo, 45 alunos iniciaram o treinamento que deverá ter duração de aproximadamente 10 semanas e capacitará os concludentes nas atividades relacionadas às operações de choque.

As instruções focam no controle de distúrbios civis, atuação em presídios rebelados, patrulhamento de choque e gestão de multidões. O curso terá um total de 610 horas/aula. O curso tem reconhecimento nacional e os candidatos que finalizarem são conhecidos como “espartanos”, remetendo a coesão e disciplina das falanges gregas da antiguidade.

Além das avaliações de conhecimento técnico, os alunos também serão submetidos a situações extremas, onde será possível identificar se as valências físicas, emocionais, morais e éticas estão dentro dos padrões exigidos para a formação do “espartano” da PMSC.

Estiverem presentes no ato o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Dionei Tonet, o subcomandante-geral, coronel Marcelo Pontes e comandante do BPChoque, tenente-coronel Diego Marzo da Costa. Em sua fala, o coronel Dionei reforçou a importância na constante capacitação do Policial Militar: “quem nos visita em Santa Catarina percebe o quantos temos procurado evoluir”.

A aula inaugural foi ministrada pelo coronel Pontes. “A quebra da ordem pode acontecer a qualquer momento e temos que estar prontos para agir de forma extraordinária”, asseverou o subcomandante-geral.