CHAPECÓ
Destaques Defesa Civil confirmou tornado em Campos Novos

Defesa Civil confirmou tornado em Campos Novos

9386

Conforme avisos meteorológicos emitidos pela Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), através da Coordenadoria de monitoramento e Alerta, tempestades intensas atingiram diversas regiões do território catarinense. A situação foi provocada pelo avanço de uma frente fria combinada a uma área de baixa pressão. Foram registrados granizo, núcleos de chuva e vento intensos.

O município de Campos Novos, no Meio Oeste, foi o mais atingido. A velocidade do vento chegou a 123 quilômetros por hora e segundo os meteorologistas da DCSC uma supercélula de tempestade foi a responsável pela formação de um tornado. Foram registrados destelhamentos de residências, queda de postes e de estruturas metálicas, além de tombamento de veículos. Estragos de menor porte e problemas no fornecimento de energia elétrica, devido a queda de linhas de distribuição, também foram registrados em outros municípios.

Logo após o evento equipes da DCSC foram deslocadas para apoiar as defesas civis municipais das cidades atingidas nos encaminhamentos para o apoio necessário aos moradores e levantamento de dados. A Prefeitura de Campos Novos decretou situação de emergência. Segundo os dados repassados, 256 residências foram afetadas em seis bairros, dez famílias ficaram desalojadas e 20 indústrias foram afetadas.

“Já realizamos contato com o Prefeito de Campos Novos e das outras cidades e colocamos a disposição toda a estrutura do Governo do Estado”, destacou o chefe da DCSC, David Busarello. Segundo ele, as equipes em campo foram reforçadas e agora a DCSC aguarda o encaminhamento das necessidades dos municípios como telhas e colchões. “A orientação do Governador, Carlos Moisés é atuar com agilidade e prestar todo o apoio necessário”, finalizou.

Secured By miniOrange