“Primeiro eu tinha um sonho de me eleger deputado estadual e consegui com a ajuda de uma pequena equipe, muito trabalho e 28.975 catarinenses. Já no mandato, trouxe a minha experiência da iniciativa privada para a vida pública. Na vida parlamentar, conquistei a confiança dos colegas deputados e fui escolhido 4° secretário nos dois primeiros anos de mandato. No início deste ano, com imensa honra e satisfação, fui eleito pelos meus pares, vice-presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). Mas, em toda essa minha trajetória, pela primeira vez como titular, nunca imaginei ocupar o posto mais alto desta Casa Legislativa. É mais um sonho que se torna realidade e pelo qual vou ser sempre grato”, emociona-se o presidente em exercício da ALESC, deputado Nilso Berlanda (PL).
A posse como presidente aconteceu na última sexta-feira (05/11), e o primeiro compromisso oficial foi a posse do deputado Mauro de Nadal como governador em exercício, viajando logo em seguida para cumprir agenda.
Na segunda-feira (08/11), o presidente, deputado Berlanda, chegou cedo à Assembleia Legislativa quando recebeu lideranças políticas e empresariais de municípios catarinenses. Recebeu representantes de sete (7) associações de praças e oficias da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, para tratar do Projeto de Lei Complementar (PLC) 12/2021, do Poder Executivo, sobre o reajuste salarial para os servidores da segurança pública catarinense. O projeto não passou na Comissão de Constituição e Justiça e por essa razão não pode ir para a pauta do plenário.
O deputado Berlanda permaneceu na presidência da Assembleia Legislativa até o dia 12 de novembro.
Sessão Especial – Ainda na noite de segunda-feira, por proposição do deputado Berlanda, foi realizada a Sessão Especial em homenagem à indústria e comércio catarinenses que se destacaram na crise causada pela pandemia do Coronavírus. “Parabéns a todos nós, catarinenses que superamos mais esse momento difícil e passamos por mais essa delicada situação, por isso estamos fazendo essa importante homenagem à indústria e ao comércio catarinense, para lembrar as dificuldades que passamos. Santa Catarina é forte, mas mais fortes mesmo são os empresários da indústria e do comércio”, afirmou o deputado durante seu pronunciamento.
Agenda – Na terça (09/11), na quarta (10/11) e na quinta (11/11), o presidente em exercício, deputado Berlanda, além de comandar as sessões plenárias, também recebeu lideranças políticas e empresariais de municípios catarinenses; destaque para a presença de seu irmão, o empresário Wanderlei Berlanda, do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, Wilson Wan-Dall, e dos empresários Roberto Santos e Cláudio Muller (Distribuidora Muller).
Na manhã de terça-feira (09/11), participou da abertura da exposição da Defesa Civil na sala da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, na ALESC. E ainda, ao final da tarde, o presidente Berlanda recebeu os 35 deputados eleitos do Parlamento Jovem, programa criado para estimular a participação da juventude na política.
Foto: Bruno Collaço