CHAPECÓ
Geral Desburocratização de Pinhalzinho é case de sucesso em encontro estadual do Programa...

Desburocratização de Pinhalzinho é case de sucesso em encontro estadual do Programa Cidade Empreendedora

9381

As medidas de desburocratização implementadas pela Administração Municipal de Pinhalzinho, no oeste catarinense, foram apresentadas como case de sucesso na 3ª edição do Fórum Estadual de Secretários e do Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento, em Florianópolis. O evento promovido pelo Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC, foi realizado na última semana, no Resort Costão do Santinho, seguindo todas as medidas de segurança necessárias para prevenção da covid-19.

O prefeito de Pinhalzinho, Mário Afonso Woitexem (Cena), juntamente com o auditor fiscal, Mateus Oro, ministraram palestra sobre “A eficiência na gestão pública através da digitalização e simplificação”. Eles participaram do painel desburocratização – mediado pela consultora do Sebrae/SC Sueli Lira. Também integraram o painel o coordenador geral de empreendedorismo na subsecretaria de desenvolvimento das micro e pequenas empresas do Ministério da Economia, Fábio Silva, que abordou “Um olhar transversal da política pública” e o empreendedor e consultor de negócios internacionais, Raphael Fassoni, que apresentou o case “Estônia: o país mais digital do mundo”.

Cena relatou que em 2019 intensificou os trabalhos com a Lei de Liberdade Econômica, sendo Pinhalzinho o primeiro município do Brasil a aderi-la, juntamente com a digitalização e simplificação dos processos internos. Também apresentou os avanços realizados em Pinhalzinho, com aproximadamente 130 serviços disponíveis de forma totalmente on-line, a criação de aplicativo que oferece mais comodidade para o cidadão, a contribuição do Programa Cidade Empreendedora para o município e a relevância da Sala do Empreendedor para apoiar os empreendedores locais.

“Quando assumimos o Poder Público tínhamos como objetivos digitalizar os processos internos e tornar a vida do munícipe pinhalense mais simples e fácil. Uma de nossas prioridades foi a desburocratização, pois digitalizar os serviços e não os simplificar é o mesmo que transformar um computador em uma máquina de escrever”, argumentou o prefeito ao comentar que todo o sistema tem cabeamento de fibra óptica interligando os principais pontos do município. Por fim, Cena comemorou os resultados satisfatório da elevação do Produto Interno Bruto (PIB) de Pinhalzinho, que atingiu mais de R$ 1 bilhão, em 2020.

MARCOS A. BEDIN

Secured By miniOrange