CHAPECÓ
Destaques DIA DA MULHER: HRO e Rede Feminina lançam projeto ‘Cuidado em Fios’

DIA DA MULHER: HRO e Rede Feminina lançam projeto ‘Cuidado em Fios’

9158

O Hospital Regional do Oeste (ALVF/HRO) em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Chapecó lançam nesta terça-feira, 8 de março – Dia Internacional da Mulher – o Projeto “Cuidado em Fios – Banco de Perucas, Lenços e Turbantes”. O ato está programado para às 14 horas, no setor de Oncologia, 8º andar do novo prédio do HRO.

Trata-se de espaço de acolhimento e humanização para as pacientes do sexo feminino em tratamento na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), independente da idade, pois também prevê atendimento para crianças e adolescentes, onde as pacientes possam conhecer o projeto e obter gratuitamente os objetos para uso pessoal.

Entre os objetivos, estão: ampliar a parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Chapecó; oferecer às pacientes oncológicas, perucas, lenços e turbantes objetivando fortalecer a autoestima e gerar bem estar às mesmas; criar espaço para acolhimento das pacientes oncológicas, familiares e/ou cuidadores para recebimento de orientações e esclarecimento de dúvidas; e promover a humanização hospitalar resgatando valores de escuta e fortalecimento de vínculos entre paciente, familiares e/ou cuidadores com a equipe multidisciplinar.

O Hospital Regional do Oeste atendeu entre janeiro a agosto de 2021, conforme a UNACON, 2.403 pacientes do sexo feminino com câncer, média de 300 pacientes/mês.

A instituição organizará expositor apropriado para os objetos doados pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Chapecó, na recepção Setor de Oncologia, 8° andar do novo prédio. Além disso, confeccionará banners com orientações/informações para que as pacientes com interesse em acessar o Projeto sejam direcionadas para atendimento no Setor de Serviço Social. Uma equipe multidisciplinar do HRO ficará responsável pelo acolhimento das pacientes e o oferecimento das perucas, lenços e turbantes.

Rede Feminina

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Chapecó, parceira do Projeto, é uma entidade filantrópica criada em 11 de agosto de 1982. Conta com sede própria, atende a população feminina chapecoense no diagnóstico, na prevenção e no combate do Câncer de Colo de Útero e de Mama, bem como, na identificação e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis, auxiliando na orientação e na busca de tratamento adequado, coletando aproximadamente 700 exames de Papanicolau mensalmente.