CHAPECÓ
Notícias Dia Internacional da mulher: Polícia Civil inicia curso de defesa pessoal ...

Dia Internacional da mulher: Polícia Civil inicia curso de defesa pessoal e faz homenagens

9015

Nesta terça-feira (08), Dia Internacional da Mulher, a Polícia Civil de Santa Catarina realizou um ato de homenagem às mulheres, na Acadepol (Academia da Polícia Civil de SC), em Florianópolis. A data também marcou o começo do 1o curso de defesa pessoal às mulheres policiais civis.

O objetivo do curso é oferecer treinamento direcionado para a mulher policial civil, com abordagens de técnicas policiais, de mobilização, condução e algemação no exercício da atividade profissional. O curso tem duração de dois dias e conta com a participação de 31 policiais civis de todo o Estado.

O delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Flávio Ghizoni Júnior, assinalou que hoje o efetivo conta com cerca de 30% de mulheres policiais civis em SC e acredita que no próximo concurso público de ingresso da Instituição haverá um salto nesta marca. Após pedir saudação especial a todas as mulheres, Ghizoni enfatizou a importância delas em todas as áreas e completou: “A sociedade só irá para a frente se as senhoras estiverem em postos estratégicos”.

Igualdade

Para a coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMIs) em SC, delegada de polícia Patrícia Zimmermann D´Ávila, a Polícia Civil deixa uma mensagem de reconhecimento aos seus policiais e também de igualdade e tratamento com o curso de defesa pessoal.

“Buscamos dar mecanismos para que elas possam executar a sua missão em pé de igualdade com todos os homens. Já passou da hora de olharmos os servidores independente do gênero e esse curso vem a afirmar a capacidade e o potencial das nossas policiais civis”, ressaltou.

Segundo o diretor da Acadepol, delegado de polícia André Bermudez, a iniciativa é fundamental para qualificar as policiais civis mulheres no exercício da defesa defesa pessoal, em especial quando estão em serviço, por exemplo, na contenção de eventual preso, na própria defesa de testemunhas ou quando do cumprimento de busca e apreensão.

“É importante a gente revisar esses conceitos, esses fundamentos para que a policial civil mulher tenha a sua autonomia, a força, a independência que lhe é peculiar como mulher, no exercício de sua atividade profissional”, enfatizou o diretor da Acadepol.

A aula de abertura será ministrada pelo professor e agente de polícia Miguel Braga da Motta Júnior.

Durante o Curso de Formação Inicial, ao ingressar na Academia, as policiais civis mulheres já recebem cerca de 60 horas aulas de defesa pessoal na grade curricular.

Homenagens

No evento, receberam homenagem a delegada-geral adjunta da Polícia Civil, Ester Fernanda Coelho, e a coordenadora das DPCAMIs em SC, delegada Patrícia Zimmermann D´Ávila. As participantes do curso também receberam flores.

Estiveram presentes na abertura convidados e representantes de entidades e associações de classes.

WhatsApp Image 2022 03 08 at 09.52.27

WhatsApp Image 2022 03 08 at 09.56.16

WhatsApp Image 2022 03 08 at 09.51.40

WhatsApp Image 2022 03 08 at 13.29.30