CHAPECÓ
Destaques Dia Mundial de Combate a Hepatite terá celebração através de ações de...

Dia Mundial de Combate a Hepatite terá celebração através de ações de prevenção

50
Divulgação/Secom Chapecó

O dia 28 de julho é considerado o Dia Mundial de Combate a Hepatites Virais. Como forma de celebração da data, além da oportunidade de divulgar a doença, a Secretaria de Saúde de Chapecó e o Setor de Hepatite promovem ações de divulgação.

A doença da hepatite é comum na região oeste do estado. Dados da Secretária da Saúde indicam que mais de 7% da população de Chapecó tem hepatite do tipo B crônica, o que representa mais de 14 mil pessoas infectadas. Por isso tem um serviço especializado para atender os pacientes com o vírus da hepatite.

O setor de hepatite, localizado junto ao Centro de Saúde Integrado Norte, conta com equipe multiprofissional e atende cerca de 375 paciente no mês, totalizando aproximadamente 4500 consultas por ano.

O coordenador do Setor de Hepatites, explica que a transmissão pode ocorrer durante o sexo sem uso de preservativo, pelo contato com sangue contaminado (seringa compartilhadas) ou da mãe para o feto durante a gestação. Uma pesquisa pela Sociedade Brasileira de Hematologia concluiu que 51% dos entrevistados não tem qualquer tipo de informação sobre a hepatite.

Tipos de hepatite

A Hepatite A é transmitida de maneira fecal/oral e pode ser adquirida através de água ou alimentos contaminados por fezes, uso de objetos. Já a  Hepatite B, é  transmitida através da transfusão de sangue, soro e plasma contaminados com o vírus, contato sexual com pessoa contaminada sem uso de preservativo, agulhas, seringas e objetos compartilhados contaminados com sangue.

Por fim, a Hepatite C que é transmitida principalmente através da transfusão de sangue, pessoas que compartilham agulhas e seringas, tatuagens, piercings, todos os instrumentos de salões de belezas não esterilizados adequadamente.

 

Secured By miniOrange