CHAPECÓ
Notícias Documentário Memória Pioneira conta a história da colonização de Maravilha

Documentário Memória Pioneira conta a história da colonização de Maravilha

9336

Na noite desta segunda-feira (26) a Administração Municipal de Maravilha, através do Departamento de Cultura, realizou o lançamento do documentário Memória Pioneira, que conta sobre a colonização do município. O material foi coletado e produzido, pelo Sr Verci Perini, juntamente com sua esposa Erli e sua filha Taivana Francieli.
O trabalho de pesquisa iniciou há mais de duas décadas, com entrevistas aos colonizadores. Ao todo, 45 pessoas deixaram seus relatos e parte da sua história registradas. O material será preservado nos arquivos do Museu Municipal Padre Fernando e também com as famílias dos pioneiros.
Além das autoridades, estiveram presentes o senhor Verci Perini, a senhora Nilva Josefina Radin, primeira menina nascida em território maravilhense, e a senhora Valdete Berger, irmã da primeira criança de Maravilha. O evento contou com uma apresentação do coral municipal, apresentação do documentário na íntegra e homenagem aos pioneiros e seus familiares.
Foram homenageados: Adilio Manfrin, Alfredo Birk, Anacleto Domingos Menegassi, Anselmo Loch, Cicira Elvira e Arno Gnatt, Edemar J. Kusbic, Fredolino Frandaloso, Geni Leida, Irineu Kunzler, Júlio Menegassi, Maria Walli Schabarum Griebien, Olinda Mess, Osvaldo e Ilga Greff, Regina Marion, Reimundo Uebel, Rosena Wasmuth Dondoerfer, Sebila e Cladir Cembranel, Anita Weber, Aquelina Gotardo Galera, Carlito Talheimer, Elói Pedro Breda, Ernesto Manfrin e esposa Ângela, Faustino Manfrin, Fioravante Trevisan, Flora Loesch, Gema Rigoni, Guilherme H. Reckers, João dos Santos e esposa Santa, Ludmila e Almiro Clicks, Maria Walli S. Griebin, Noacir e Rosa de Oliveira, Raimundo e Julita Veit e Vitorino e Noema Fagundes.
O prefeito Sandro Donati destaca que o lançamento é uma forma de valorizar a identidade cultural e nossa memória. “Hoje vivemos um momento especial com um significado ímpar, pois é um marco em que celebramos o trabalho e a coragem das primeiras famílias que chegaram para desbravar esse território que hoje temos orgulho pelo município próspero que se tornou”, completa Donati.

Secured By miniOrange