Dos moldes às impressões 3D Tendência na dentística, a odontologia digital veio para ficar

8527

Cada vez mais presente em consultórios e laboratórios, a odontologia digital vem facilitando muito a atuação dos cirurgiões-dentistas. Aplicadas aos tratamentos odontológicos, as tecnolo-gias tornam os procedimentos mais rápidos, indolores, eficazes e seguros.

Tradicionalmente, para a confecção de uma prótese, implante ou contenção, era necessário tirar o molde da boca do paciente, processo na maioria das vezes desconfortável – ainda mais quando era preciso ser repetido. Como explica a especialista em Próteses e Implantes Dentários da Clínica Arte & Face Chapecó, Dra. Iara Gallon, na odontologia digital não há moldagem, pois as arcadas, dentes e estruturas adjacentes são digitalizadas pelo scanner intraoral em um computa-dor. “As imagens são analisadas precisamente em um software e nos dão ainda mais segurança para avaliar cada caso e orientar sobre o tratamento adequado. O escaneamento traz conforto aos pacientes, em especial aos intolerantes às moldagens”, ressalta a cirurgiã-dentista.

Através da tecnologia, é possível planejar o sorriso de alguém e mostrar detalhes prévios a ele. A simulação digital aumenta a previsibilidade de tempo do tratamento, reduz consideravel-mente os erros e proporciona resultados cada vez mais precisos. Os softwares permitem a mani-pulação das imagens e o projeto pode ser impresso em uma impressora 3D.

Na restauração dos dentes, as ferramentas digitais também são indispensáveis. Com a téc-nica convencional, nem sempre é possível que a parte restaurada fique idêntica ao dente. Já o scanner captura a cor exata do elemento dentário e a prótese é confeccionada na mesma tonali-dade do restante do sorriso. Programas específicos também podem auxiliar muito os profissio-nais em procedimentos cirúrgicos. Com o auxílio de uma tomografia, é possível planejar a posição do implante e confeccionar um guia, que é impresso e utilizado no momento da cirurgia.

Procedimentos menos invasivos, tratamentos mais rápidos e resultados mais eficazes. Estes são alguns dos vários benefícios que a odontologia digital proporciona. “Além de ser uma grande aliada no nosso trabalho, as tecnologias da odontologia digital reduzem o tempo de espera dos pacientes na conclusão de um procedimento, trazem mais conforto durante os tratamentos den-tários e possibilitam que ele possa acompanhar de perto todo o planejamento dos processos”, finaliza a Dra. Iara Gallon.

 

Foto: Dra. Iara Czecelevski Gallon, cirurgiã-dentista especialista em Próteses e Implantes Den-tários.

Crédito da foto: FVcomunica!