CHAPECÓ
Educação Duas escolas da região oferecem Ensino Médio em Tempo Integral

Duas escolas da região oferecem Ensino Médio em Tempo Integral

89

O Ensino Médio em Tempo Integral (EMITI), que busca preparar o jovem para a vida e mercado de trabalho, está presente em duas escolas na abrangência da Gerência Regional de Educação (Gered) de Chapecó: na EEB Coronel Ernesto Bertaso, de Chapecó e na EEB Cordilheira Alta. As matrículas para ingresso estarão abertas no mesmo período de matrículas do ensino regular, de 19 até 23 de novembro.

É importante que os pais e alunos busquem conhecer esta forma de ensino para apostar em uma formação diferenciada. Esta modalidade integral de ensino foi implantada nestas duas escolas há dois anos, estão entre os projetos pilotos do Estado, atualmente atende aproximadamente 130 alunos no total. Neste ano o EMITI foi ofertado em duas turmas de 1ª série do Ensino Médio (EM) e em uma turma da 2ª série do EM do EEB Coronel Ernesto Bertaso. Na EEB Cordilheira Alta em duas turmas de 1ª e em duas da 2ª série do EM. Em 2019 haverá turmas nesta modalidade nas três séries do Ensino Médio, destas unidades escolares.

O Ensino Médio em Tempo Integral é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h15. Os alunos lancham e almoçam na escola. O diferencial entre o ensino médio integral e regular é o tempo dedicado aos estudos, metodologia, e competências sócio-emocionais, que são trabalhadas nos dois turnos de aula.  “O integral não trabalha os conteúdos isoladamente, mas por área de conhecimento com atividades integradas. Está aberto para todos os interessados”, afirma a integradora Educacional da Gered Chapecó, Adriana Zani.

Na prática

Além das disciplinas regulares, no Integral tem o Projeto de Vida, que consiste em compreender o passado, vivenciar o presente e projetar o futuro na vida pessoal e profissional. Os alunos também trabalham em Projeto de Pesquisa e Projetos de Intervenção, com melhorias no espaço escolar, na comunidade e no mundo de trabalho a partir do olhar do aluno.

Segundo a integradora, são aplicados estudos orientados com o auxílio dos professores. “Todos os conteúdos são trabalhados em sala de aula, para que o aluno possa otimizar o tempo, sem tarefas extraclasses. As atividades ocorrem em time, tendo o aluno como protagonista e com estímulos para pesquisa e interação com as novas tecnologias”, explica Adriana.

A diretora da EEB Coronel Ernesto Bertaso, Silvani Moreira, afirma que os resultados são perceptíveis. “Estamos preparando o aluno para século 21, para o mercado de trabalho, para a vida pessoal e para enfrentar os desafios como Enem e vestibulares. Eles aprendem a se relacionar e respeitar o outro” destaca.

O Ensino Médio em Tempo integral conta com o acompanhamento da assessoria pedagógica da Integradora Educacional e do Instituto Ayrton Senna. As atividades são avaliadas mensalmente.

Matrículas

O primeiro período de matrículas será de 19 até 23 de novembro.

A matrícula é feita somente presencialmente com os seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Identidade;
  • Atestado de Frequência com indicação da etapa/ano em 2018 ou histórico escolar;
  • Comprovante de residência atualizado (até três meses anteriores a matrícula);
  • 1 foto 3×4; (opcional)
  • Carteira de vacinação, para os estudantes do Ensino Fundamental
  • Fotocópia do CPF dos pais ou responsáveis

 Seguem fotos do Ensino Médio em Tempo Integral na EEB Coronel Ernesto Bertaso, de Chapecó.

Crédito foto: EEB Coronel Ernesto Bertaso
Assessoria de Comunicação 
Secured By miniOrange