CHAPECÓ
Geral Em solenidade com presença do governador, Polícia Militar catarinense forma 42 aspirantes...

Em solenidade com presença do governador, Polícia Militar catarinense forma 42 aspirantes a oficial

9321

A Polícia Militar de Santa Catarina passará a contar com um reforço de 42 novos aspirantes a oficial. A formatura ocorreu na manhã desta sexta-feira, 3, em solenidade com a presença do governador Carlos Moisés. Depois de dois anos de curso de formação, o grupo está pronto para atuar nas missões da polícia ostensiva e de preservação da ordem pública junto à sociedade catarinense. Durante o ato, no Centro de Ensino da PMSC, em Florianópolis, o governador assinou decreto que estabelece a Lei de Organização Básica da Polícia Militar, atendendo a um anseio antigo da Corporação.

No discurso, Carlos Moisés cumprimentou os formandos pela conquista, enalteceu o trabalho da Segurança Pública de Santa Catarina e os investimentos recentes do Governo para garantir melhores condições de trabalho e a valorização profissional, com uma das melhores remunerações do país.

“Enfrentamos resistências, mas não desistimos de trabalhar para concretizar o que hoje é um dos maiores investimentos da história na Segurança Pública catarinense, tanto na oferta de melhores condições de trabalho, quanto na valorização profissional. A partir de 2022, Santa Catarina terá a segurança pública melhor remunerada do país, à altura da missão que homens e mulheres dedicam no cuidado e na proteção da população catarinense”, expressou o governador.

Dentre os avanços, Carlos Moisés citou a incorporação da IRESA aos vencimentos dos militares, o investimento histórico – com recursos próprios – de mais de R$ 300 milhões em novas viaturas e as majorações na tabela remuneratória com reajustes salariais que chegam a 34% nas categorias de base da Polícia Militar, por exemplo. “Isso resulta de esforço de gestão e reflete a seriedade com que olhamos para o setor”, completa Moisés.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Dionei Tonet, também dirigiu a mensagem inicial de sucesso aos formandos e agradeceu ao governador pelos investimentos e ações que estão trazendo conquistas importantes à segurança pública e, em especial, à PM. “Hoje temos autonomia para destinar recursos e investir no que realmente importa. Isso, por si só, já é um grande legado que a gestão Carlos Moisés está entregando à segurança pública catarinense”, agradece.

O comandante-geral também fez um agradecimento especial ao governador pela assinatura do decreto que estabelece a Lei de Organização Básica da Corporação. “Demorou só ’38 anos’, para que isso se tornasse uma realidade”, pontua Tonet. Segundo ele, a LOB garante a legalidade de todos os atos da corporação, moderniza, atualiza e padroniza toda a estrutura. “É o que vai garantir segurança jurídica a todos os gestores dentro da instituição militar”, completa.

Formação

Os novos aspirantes a oficial formados nesta sexta-feira, 3, iniciaram as atividades em janeiro de 2020. Depois de mais 2,7 mil horas-aula, como parte da formação, os aspirantes colaram grau no curso de Bacharelado em Ciências Policiais, ofertado pela Faculdade da Polícia Militar (Fapom). Para chegar ao oficialato da PMSC é necessário prestar concurso público e ser bacharel em Direito.

Homenagem

A turma homenageia o coronel Júlio Tiziano Basadona Dutra, primeiro comandante do Centro de Ensino da PM, que faleceu em 4 de março de 2021, aos 91 anos.

Premiações

Durante a cerimônia, houve premiação aos alunos que se destacaram pelo esforço e dedicação ao longo do curso. Foram agraciados o primeiro colocado no curso, bem como os alunos-destaque em diversas áreas do conhecimento, como Ciências Jurídicas, Ciências Humanas e Sociais, Disciplinas Policiais, dentre outros.

Acompanharam a formatura, em Florianópolis, o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, coronel BM Charles Alexandre Vieira e demais autoridades; praças e oficiais militares das forças de segurança; familiares e convidados.

Foto: Peterson Paul/Secom

Secured By miniOrange