CHAPECÓ
Início Geral Empresárias aprimoram gestão com curso de planejamento estratégico

Empresárias aprimoram gestão com curso de planejamento estratégico

8540

 

Planejar representa definir o caminho que se deseja seguir, elencar prioridades e metas que devem ser realizadas no trajeto. Processo importante para atingir os objetivos pessoais e fundamental para o crescimento de qualquer negócio. Com foco no aprimoramento das empresas de Palma Sola, no extremo oeste catarinense, foi realizado na última semana o Curso de Planejamento Estratégico – Intermediário.

            A capacitação foi viabilizada por meio do Programa de Aceleração de Núcleos Empresariais (PAN), uma iniciativa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em parceria com o Sebrae/SC. Também contou com a parceria da Associação Comercial de Palma Sola (ACEPA) e da Câmara de Dirigentes Lojistas do município (CDL). Participaram 21 representantes do Núcleo da Mulher Empresária.

            A consultora credenciada ao Sebrae/SC, Sandra Mara Puhl Somavilla, explicou que o planejamento estratégico trabalha desde a definição do negócio até a parte de missão, visão e valores da empresa. “É definir o foco da empresa, traçar uma direção e definir os objetivos a serem atingidos. Se o empresário não tem um planejamento estratégico trabalha sem direção clara e objetiva. Ele é imprescindível para gerar engajamento no time em prol do mesmo propósito”, explicou.

            Durante a capacitação Sandra abordou a importância da pirâmide de decisões, a estruturação da arquitetura organizacional da empresa (definição de papéis do time e níveis de decisão), o mapeamento estratégico (levantamento macroeconômico, setorial e interno da empresa) e os objetivos do que se pretende atingir. Dentro dos indicadores foram trabalhadas quatro frentes baseadas na metodologia Balanced Scorecard (BSC) – que são voltados aos processos financeiros, clientes, pessoas e processos internos. “As metas estão voltadas para essas quatro áreas, então, traça-se um plano de ação com descrições de como serão atingidos todos os objetivos propostos. Em resumo, o planejamento estratégico está dividido em: quem somos, onde estamos, para onde vamos e por fim ocorre a implantação do plano de ação”, relatou ao antecipar que todas as participantes terão duas horas de consultorias em suas empresas.

            AVALIAÇÕES

            A coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária da ACEPA, Eunice Maria Crestani, destacou que o curso foi muito bom porque abrangeu vários pontos importantes para a melhoria da gestão empresarial. “As 21 participantes, todas do comércio local, tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento e esclarecer suas dúvidas. Também tivemos o privilégio de ter a consultora Sandra que domina o assunto com muita excelência. O curso foi maravilhoso e muito proveitoso. Agradecemos ao Sebrae e a Facisc por essa oportunidade”, analisou.

            De acordo com a sócia-proprietária da Rampanelli Confecções, Bianca Rita Rampanelli, foram quatro noites de muito aprendizado. “Adorei participar do curso. O assunto é importante para a saúde da empresa. Colocarei em prática o planejamento com foco no aumento do faturamento. Importante ressaltar que a Sandra domina o assunto, é fera, direta, objetiva e esclarece todas as dúvidas”, analisou. Segundo a empresária, os maiores desafios em seu negócio eram rever sua função na empresa, engajar a equipe e definir o negócio (missão, visão e valores), que foram resolvidos com a contribuição do curso e das consultorias. “Só tenho a agradecer a nossa Associação Comercial, em especial o Núcleo da Mulher Empresária, pela oportunidade de participar do PAN”, comentou.

            Para a gerente da Loja Um + Um Confecções e Acessórios, Simeia Ferreira de Almeida Resner, o curso foi extremamente importante e veio contribuir, justamente, em um momento em que a loja precisava de suporte. “Notava que existia algo de errado, mas não conseguia diagnosticar o que era. Entrei no curso com poucas expectativas, para ser bem sincera, mas me surpreendeu muito desde o primeiro dia. Identifiquei medidas que precisava mudar e esclareci muitas dúvidas. Iniciarei 2022 com o ‘pé no chão’, anotando tudo no papel e começando a levantar a minha empresa. Percebi no curso que ela estava estagnada e agora sei que direção seguir. Tenho certeza que esse curso será um marco para a história da nossa empresa”, avaliou.

            PROGRAMA BRASIL MAIS

            Sandra também divulgou o Programa Brasil Mais para as participantes do Núcleo da Mulher Empresária, que pode ser utilizado como uma ferramenta no planejamento estratégico para as empresas. O programa oferece metodologia única para aprimorar as capacidades gerenciais, produtivas e digitais de microempresas e empresas de pequeno porte. Com melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto para os negócios, as ações resultam no aumento da produtividade e da competitividade.

            A iniciativa é da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC), do Ministério da Economia, do Sebrae, do Senai e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e é realizada em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

            As inscrições para ingressar no próximo ciclo do programa estão abertas. Os empresários interessados devem se inscrever pelo link: https://gov.br/brasilmaisO programa é totalmente gratuito e os atendimentos têm duração de quatro meses.

            Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.