CHAPECÓ
Início Notícias Encontro debate representatividade feminina no agronegócio

Encontro debate representatividade feminina no agronegócio

38

Mulheres que representam Sindicatos Rurais e Federações dos Estados se reuniram, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília, para debater a representatividade feminina no setor agropecuário. Durante o encontro, as participantes assistiram palestras sobre as ações e programas do Sistema CNA/SENAR/ICNA, a importância do papel da mulher no campo, além de propostas de negócios internacionais para produtoras rurais.

Representaram o Sistema formado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) a coordenadora estadual do programa Mulheres em Campo Nayana Setubal Bittencourt e as produtoras rurais  Astrid Lima  e Tatiana Cunha.

Entre os programas desenvolvidos com foco na mulher em Santa Catarina destaca-se o Programa Especial Mulheres em Campo que somente em 2018 estão programadas 70 turmas no Estado atendendo aproximadamente mil produtoras rurais em todo o território catarinense.

Durante a reunião, a Superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, informou que a Confederação, em parceria com a Apex-Brasil, vai promover, durante o 3º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, em outubro deste ano, uma rodada de negócios para mulheres que trabalham na apicultura e na cafeicultura.

“A ideia desse projeto é estimular o empreendedorismo feminino e valorizar as produtoras rurais que já exportam e as que também querem começar a exportar. Nós vamos abrir vagas para produtoras iniciantes nesse processo de internacionalização, que têm interesse em se especializar”, finalizou.