CHAPECÓ
Notícias Encontro discute medidas para restabelece equilíbrio econômico-financeiro dos hospitais da ALVF

Encontro discute medidas para restabelece equilíbrio econômico-financeiro dos hospitais da ALVF

8676

Realizada reunião entre a Diretoria Executiva do Hospital Regional do Oeste e Hospital da Criança Augusta Müller Bohner com a Secretaria Municipal de Saúde, Coordenadoria Macrorregional de Saúde e Central de Regulação de Leitos em SC na última quinta-feira (20) para discutir a repactuação física, financeira e restabelecer o equilíbrio econômico das duas instituições.

De acordo com o presidente da Diretoria Executiva da Associação Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), Reinaldo Fernandes Lopes, o encontro serviu para que “possamos organizar ações de enfrentamento de situações de desafios financeiros e colapsos na área da saúde, em especial ao momento vivido na pandemia de Covid-19”. O objetivo é “garantir a continuidade do atendimento prestado pelos hospitais administrados pela nossa associação”.

Entre outros temas foram discutidas a continuidade, manutenção e disponibilização dos leitos de terapia intensiva de Covid-19 por mais 60 dias; a possibilidade da retomada das cirurgias eletivas de forma gradual e na medida da disponibilidade de leitos; estoque de medicamentos junto ao Hospital Regional do Oeste (falta de oferta de medicamentos e o alto custo); e a carência de profissionais de saúde para atuarem nos leitos de UTI.

Três encaminhamentos saíram do encontro: manifestação formal aos gestores municipal e estadual solicitando discussão para redefinição do número de leitos Covid-19 a serem disponibilizados no hospital e a partir daí fazer a repactuação destes leitos; informação às empresas terceirizadas que atualmente prestam serviços nas UTIs sobre a continuidade ou não dos contratos em vigor; estudo e plano de trabalho para a retomada das cirurgias eletivas junto ao Hospital Regional do Oeste, mas vinculada à diminuição gradativa de leitos UTI e demanda Covid-19, a depender da repactuação destes leitos com outros prestadores de serviços do SUS na região.

A pauta do encontro será objeto de nova reunião, provavelmente na próxima semana, em Florianópolis para alinhamento com o Governo do Estado e Secretaria de Estado da Saúde. Estiveram presentes no encontro, além da Diretoria Executiva da ALVF, o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Balsan; a coordenadora macrorregional de Saúde, Otília Cristina Rodrigues; e a representante da Central de Regulação de Leitos de SC, Aires Maria Peruzzo, entre outras autoridades da saúde.

Secured By miniOrange