CHAPECÓ
Educação Estratégias pedagógicas visam garantir a alfabetização de estudantes do Ensino Fundamental em...

Estratégias pedagógicas visam garantir a alfabetização de estudantes do Ensino Fundamental em Chapecó

8760

A Secretaria de Educação em Chapecó/SC vem desenvolvendo capacitações com as equipes escolares das EBMs e CEIMs com ações voltadas à alfabetização e letramento dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Dessa vez, o foco é ainda maior, pois diversos trabalhos estão sendo desenvolvidos em todas as áreas do conhecimento, buscando garantir efetivamente a leitura e a escrita dos alunos do 1º ao 9º ano.
Na EBM Herbert de Souza, a professora de Língua Portuguesa, Camila Regina Fontana, desenvolveu, no 6º ano, atividades de produção textual, deixando a escrita livre para os estudantes. Em um segundo momento, os textos foram apresentados no projetor e reconstruídos de forma coerente. Aulas de leitura foram reforçadas para melhorar a fluência leitora, ampliar o conhecimento de novas palavras e aprender a ortografia adequada.
As escolas adotaram diferentes estratégias conforme sua realidade. Na EBM em Agropecuária Demétrio Baldissarelli, também nas aulas de Língua Portuguesa, a professora Fernanda Loureiro utilizou a construção de roteiros para a gravação de vídeos, programas de rádios e podcast, com as turmas do 8º ano. O uso de recursos midiáticos, como o celular, contribuem na construção do conhecimento de uma forma múltipla, atrativa, criativa e significativa, além de contextualizar os conteúdos.
“O engajamento de professores, alunos, gestão escolar e apoio da Secretaria de Educação está sendo muito importante para que possamos alcançar nosso objetivo principal, que é a alfabetização dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Com essas ações, queremos elevar a qualidade de ensino de nossos alunos”, destacou Astrit Tozzo, Secretária de Educação.

Secured By miniOrange