CHAPECÓ
Início Notícias Estudantes recriam cultura indígena através de máscaras

Estudantes recriam cultura indígena através de máscaras

39

Respeito entre as culturas. Assim se trabalham os estudantes do 9º ano da Escola Básica Municipal Sereno Soprana. A professora de Arte, Elizandra Aparecida De Almeida Bet explica que ao trabalhar a arte brasileira, é explorado também a arte indígena. Os alunos criam máscaras, através do conteúdo estudado.

Os trabalhos exploram a diversidade cultural e artística indígena brasileira através da pintura, grafismo, colagem, escultura e artesanato. Cada estudante coloca sua capacidade criativa em ação, elaborando sua própria escultura em forma de Máscara. Para o aluno Wesley Borges Deparis, de 15 anos a experiência das máscaras teve várias etapas. “Criação, leitura e confecção partiram de um projeto de desenho individual mas desenvolvido em grupos  ouvindo e dando sugestões e isso enriqueceu muito meu trabalho”, comentou.

“A experimentação de diferentes materiais, criatividade, senso crítico, cores e trabalho coletivo embasou o trabalho, visando propiciar aos estudantes uma compreensão aprofundada da arte indígena ligada às questões sociais, possibilitando percepção através dos sentidos, das imagens, dos sons, das impressões ou das sensações externas a partir da vivência de cada um, transformar em arte própria”, explica a professora.

Cada estudante busca criar a sua própria máscara e a representação da cultura estudada. Isso estimula a criatividade e o senso de liberdade de cada aluno.