CHAPECÓ
Início Notícias Estudo aponta Santiago do Sul no ranking das cidades de SC com...

Estudo aponta Santiago do Sul no ranking das cidades de SC com melhor transparência pública

9902

Um artigo sobre transparência na gestão pública dos municípios, de autoria da professora Valkyrie Vieira Fabre, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, em parceria com outros dois pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi publicado na edição deste ano da Revista Principia. O estudo avalia o nível de transparência das informações disponibilizadas para os cidadãos e aponta Santiago do Sul entre os melhores indicadores do estado. Classificação: Rio do Sul, Santiago do Sul, Passo de Torres, Içara e Arvoredo.

Segundo o estudo, ao analisar os municípios com os indicadores mais altos, foi verificado que estes possuem também o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) consideravelmente alto, o que levaria ao entendimento que melhores condições socioeconômicas podem influenciar o nível de transparência. De forma geral, a maioria dos municípios possui IDO médio-alto e alto, sendo que, do total de 58 municípios, 55% apresentaram um IDO maior que 0,70.

Outro aspecto apontado foi que nem todos os portais cumprem na íntegra a divulgação de informações obrigatórias. Os pesquisadores ressaltam que durante a pesquisa foram encontradas diversas dificuldades, sobretudo no acesso às informações, em razão da dispersão nos portais, utilização de softwares diferentes e não padronização dos layouts.

Para o prefeito de Santiago do Sul , Julcimar Lorenzetti, a avaliação apresentada pelo artigo é motivo de comemoração. Ele diz que apesar do reconhecimento há um caminho a ser percorrido para melhorar ainda mais a gestão e torná-la mais transparente. “Precisamos trabalhar de forma transparente e hoje provamos que estamos fazendo isso na prática e que Santiago do Sul é um exemplo para o estado de Santa Catarina. Isso nos enche de orgulho e nos motiva a continuar esse trabalho, que não é só do prefeito, é de uma equipe. É da equipe da Secretaria de Gestão de Governo, é das entidades que fiscalizam o poder público. Certamente nós estamos buscando sempre mais, aperfeiçoando a transparência”, afirma.

 FONTE: UDESC