Exemplo de Xanxerê motiva geração de projetos culturais

9457

O projeto Câmara Cultural, desenvolvido pela Câmara de Vereadores de Xanxerê, foi premiado em Florianópolis. Câmaras Municipais de várias cidades do Brasil estão se inspirando no exemplo de Xanxerê. Os vereadores Adriano De Martini e Ricardo Lira da Costa receberam o prêmio “Gigantes da Educação 2019”.

A premiação ao município de Xanxerê é em razão do “Projeto Câmara e Você”, que possui três eixos de ação: Câmara Mulher, Câmara Jovem e Câmara Cultural. A junção desses projetos fez nascer o “Câmara Cultural”, que transforma a Câmara Municipal de Xanxerê em uma sessão de cinema.

Nesta mesma linha de trabalho, para oferecer uma visão educativa aos espaços públicos, é que o deputado e vice-presidente da  Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, apresentou o projeto “Cine Alesc”. O projeto “Cine Alesc” foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos, por unanimidade.

“O objetivo é fazer a Assembleia Legislativa ser uma vitrine para os produtores catarinenses de audiovisual. Será um incentivo para a produção cultural e midiática do nosso Estado”, explica Fabiano da Luz, que também é vice-presidente da Comissão de Turismo.

Existe na Grande Florianópolis duas escolas de cinema: a Unisul e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que formam anualmente, no mínimo, duas turmas de novos cineastas. Muitas produções de áudio e vídeo são realizadas por catarinenses. Além dos editais para fomento, existe a necessidade para formação de plateia e divulgação do trabalho dos nossos produtores.

Os vereadores Adriano De Martini (o Adrianinho, suplente de deputado estadual) e Ricardo Lira da Costa estiveram no gabinete de Fabiano, e poderão selar uma parceria, um intercâmbio cultural, a fim de fortalecer um caminho de transformações sociais através da cultura.

FOTO: Eliéser Donhauser