A previsão da Cowen veio depois de o Facebook anunciar em seu blog que que identificou enfraquecimento nos negócios relativos a anúncios “em países que tomam ações agressivas para reduzir a propagação da Covid-19”. Mesmo com as projeções de queda, as duas companhias devem manter margens de lucro em patamares altos.
Nos últimos dias, o Facebook vem anunciando uma série de medidas para tentar garantir mais segurança de informação sobre o coronavírus em suas plataformas, mas até agora não deu indicações oficiais sobre futuros ganhos. Em publicação no blog da empresa na terça-feira (24), executivos se limitaram a dizer que “os negócios estão sendo afetados adversamente como muitos outros ao redor do mundo”.
Na Itália, diz o Facebook, o tempo gasto nos aplicativos subiu mais de 70% desde o início da crise. “As mensagens aumentaram mais de 50% e o tempo gasto em ligações em grupo cresceram mais de 1.000% no último mês”, afirmaram Alex Schultz, VP de Analytics (área de análise de dados), e Jay Parikh, VP de engenharia, em comunicado. Mesmo com a projeção de queda nos anúncios, o Google deve gerar US$ 54,3 bilhões em receita operacional e o Facebook, US$ 33,7 bilhões, de acordo com a consultoria.