CHAPECÓ
Início Notícias FIESC promove formatura do Novos Caminhos e reunião da Câmara de Educação

FIESC promove formatura do Novos Caminhos e reunião da Câmara de Educação

93

A Vice-Presidência Regional Oeste da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) promove nesta quinta-feira (06), às 14h30, no SENAI Chapecó, a formatura dos adolescentes que integram o Programa Novos Caminhos. Eles cursaram formações oferecidas pela FIESC e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC).

As turmas iniciaram as aulas em abril deste ano e os adolescentes participaram de diversos cursos de educação profissional, programas, projetos e atividades complementares que os qualificaram para o mercado de trabalho. A formação profissional é oferecida pelas entidades da FIESC (SESI, SENAI e IEL) e da Fecomércio (SENAC), além de manter parceria com a Júnior Achievement.

O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ/TJSC), junto à Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (FECOMERCIO) e Fundação ESAG. A parceria entre as entidades tem como finalidade qualificar e profissionalizar os adolescentes inseridos em serviços de acolhimento com idade a partir de 14 anos. O programa também abrange os egressos (até um ano do seu desligamento) e fortalece as redes de apoio ao adolescente.

CÂMARA DE EDUCAÇÃO

Nesta quinta-feira, às 16h30, no SENAI, também ocorrerá reunião da Câmara Regional de Educação, sob coordenação do diretor regional Oeste do SENAI e interlocutor da Câmara, Almeri Dedonatto. A Câmara integra o Movimento Santa Catarina pela Educação, iniciativa desenvolvida pela FIESC, e discute ações voltadas à melhoria da educação no Estado de acordo com as necessidades de cada região.

A intenção do Movimento é mobilizar, articular e influenciar os setores econômicos e o poder público para melhorar a educação quanto à escolaridade, qualificação profissional e qualidade do ensino. Os principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.

REUNIÃO COM SINDICATOS

A partir das 18h30 desta quinta-feira (06), a Vice-Presidência Regional Oeste da FIESC reúne os sindicatos patronais das indústrias para uma reunião de encerramento do ano, na Chácara do Cris. As entidades também serão premiadas com o Troféu Destaque no Desenvolvimento Associativo.

O encontro será presidido pelo vice-presidente regional Oeste da FIESC, Waldemar Antônio Schmitz, e contará com a presença dos dirigentes do Simovale, Sindiplast, Sicomai, Sinduscon, Sindialimentos, Simmex, Sicec e Simec. Será feita avaliação das atividades dos sindicatos patronais filiados à FIESC realizadas durante 2018 e levantadas as necessidades das entidades.

Também participarão os executivos e coordenadores do SESI, SENAI e IEL.

MARCOS A. BEDIN